Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CUIDADOS DE ENFERMAGEM À LUZ DO MODELO DE ROPER, LONGAN E TIERNEY : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
BÁRBARA DE ABREU VASCONCELOS (Relator)
CLEIDE DE SOUSA ARAÚJO
CAMILA MACIEL DINIZ
SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Enfermagem tem no cuidado ao ser humano sua essência. Enquanto ciência, busca fundamentos teóricos que orientem e validem sua prática. Assim, tem-se o Modelo de Roper, Logan e Tierney, um instrumento que poderá ser utilizado no Processo de Enfermagem. OBJETIVOS: Desenvolver o histórico de Enfermagem; identificar as atividades de vida à luz do modelo de Roper, Logan e Tierney e descrever os respectivos diagnósticos de Enfermagem, segundo a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association. METODOLOGIA: Estudo descritivo observacional do tipo relato de experiência. O interesse pelo estudo surgiu a partir da disciplina “Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem” do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, ministrada entre os meses de março a junho de 2012. Foi realizada uma entrevista com puérpera no alojamento conjunto de uma Instituição Pública de Saúde em Fortaleza-Ce, com duração de 45 minutos. Utilizou-se um roteiro baseado no modelo de Roper, Logan e Tierney, o qual está fundamentado em 12 atividades de vida: manter um ambiente seguro; comunicar; respirar; comer e beber; eliminar; higiene pessoal e vestir-se; controlar a temperatura corporal; mobilizar-se; trabalhar e distrair-se; exprimir sexualidade; dormir; e morrer. RESULTADOS: A partir do histórico de Enfermagem por meio do Modelo de Roper, Logan e Tierney foram observados problemas reais e/ou potenciais nas seguintes atividades: manter um ambiente seguro, comunicar e eliminar, e seus respectivos diagnósticos de Enfermagem: Risco de trauma relacionado com vizinhança com alta criminalidade e clientes vulneráveis; Processos familiares disfuncionais relacionados com habilidades de enfrentamento inadequadas, evidenciados por incapacidade de expressar uma vasta gama de sentimentos e por uma comunicação prejudicada; Risco de motilidade gastrintestinal disfuncional diminuída relacionada com mudanças fisiológicas da puérpera. CONCLUSÃO: A aplicação do Modelo de Atividade de Vida e dos Diagnósticos de Enfermagem durante a disciplina ofereceu subsídios para apreender a importância dos mesmos na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Pode-se identificar problemas potenciais e/ou reais do individuo, no caso, a puérpera e sua família, que vão além do biológico, sendo uma experiência positiva no entendimento do Processo de Enfermagem. A relevância desse estudo está em valorizar os modelos teóricos como uma ferramenta válida no Processo de Enfermagem.