Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JAÇANÃ-RN
Autores
GRACIMARY ALVES TEIXEIRA (Relator)
DAÍSY VIEIRA DE ARAÚJO
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
MARIA LEONOR PAIVA DA SILVA
GRACIARA ALVES TEIXEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
As doenças infecto-parasitárias atingem principalmente as crianças em idade escolar, essas disseminam os parasitas facilmente, sendo as mãos o principal veículo de transmissão, devido ao desconhecimento das medidas profiláticas e hábitos de higiene inadequados. O conhecimento sobre determinadas doenças, forma de transmissão, prevenção e tratamento são as melhores maneiras de prevenir agravos e o surgimento de novos casos. Assim, o objetivo do estudo é discorrer sobre a importância da educação em saúde com crianças sobre os hábitos de higiene. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem ancorada no relato de experiência, realizada com crianças atendidas pela equipe de saúde da família da Unidade Pedro Porfírio da Silva. As atividades foram realizadas em quatro Escolas Públicas da Zona Rural, do município de Jaçanã-RN, nos meses de outubro a novembro de 2011, atingindo um público composto por uma média de 200 crianças, de diferentes faixas etárias. Foram realizadas atividades com teatro de fantoches, pinturas, caça-palavras e palavras cruzadas para maior compreensão e fixação da importância dos temas abordados: verminoses, escabiose, pediculose e gastroenterites, agindo de forma divertida e humanizada. Como também distribuição de kits com escova, creme e fio dental, shampoo, sabonete e perfume. Os resultados obtidos foram positivos, com ampla demonstração de interesse e participação das crianças, que demonstraram surpresa diante de formas de aprendizagem diferentes das cotidianas; relatos das mães sobre a satisfação dos seus filhos sobre essas atividades realizadas na escola, obtendo dessa forma um maior vínculo da comunidade com a equipe de saúde da família. Outrossim, a escola é entendida como um espaço potencial de transformações sociais e de construção de conhecimentos. Assim, ações simples e divertidas, como o teatro de fantoches, possibilitam levar informações para as crianças e estas agirem como multiplicadoras, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade. Nesse interim, é de suma importância envolver nos processos educativos, informações preventivas e de promoção à saúde, proporcionando a redução da prevalência das doenças infecto-parasitárias.