Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA IDOSOS EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE TERESINA – PI
Autores
MARIA DELNIDES DE SOUSA AZEVEDO (Relator)
MARIANNE ROCHA DUARTE
VERA LÚCIA EVANGELISTA DE SOUSA LUZ
TERESINHA DE JESUS SEPÚLVEDA SALES
MAYARA LINO DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se idoso, nos países em desenvolvimento, pessoas que possuam 60 anos e mais, já nos países desenvolvidos, são considerados idosos, pessoas com 65 anos e mais. Percebe-se que a população brasileira, com mais de 60 anos vem aumentando ao longo das décadas. O número de idosos passou de 3 milhões (1960) para 7 milhões (1975) e 14 milhões (2002), representando um aumento de 500% em 40 anos. Estima-se que em 2020 alcançara cerca de 32 milhões, o que representará aumento de 15 a 16% da população total. Em virtude desse crescimento e consequentemente do envelhecimento, os programas de promoção da saúde do idoso, são cada vez mais requeridos devido a demanda crescente do envelhecimento populacional. A promoção da saúde é um tema em evidência na atualidade, e, que traz desafios para a ampliação das práticas no sentido de ressaltar os componentes socioeconômicos e culturais da saúde e a necessidade de políticas públicas e da inserção desses idosos de forma ativa na sociedade. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem sobre a realização de atividades educativas para idosos em um centro de convivência. Metodologia: Foi desenvolvida em fevereiro de 2012 em um centro de convivência, localizado na zona urbana do município de Teresina – PI. Tal atividade foi proposta pela disciplina de estágio curricular I, do curso de Enfermagem do CEUT. Resultados: Através da realização de atividades como, jogos educativos e caminhadas, pode-se proporcionar aos idosos desse centro de convivência, um intenso momento de lazer e descontração, promovendo assim uma maior interação e integração entre esses idosos e a equipe. Conclusão: Observa-se que a realização de atividades educativas, como esta em questão, proporciona aos idosos um maior bem-estar, e, que as ações da equipe devem ser repensadas e até modificadas, no que diz respeito à tendência que a equipe tem de esquecer os idosos na elaboração e inserção de suas atividades.