Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A HIPERTENÇÃO ARTERIAL JUNTO AO IDOSO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARILIA STEFANI SOUZA DE MENEZES (Relator)
GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA
MÁRCIA MARIA LIRA DE MESQUITA
ZEUNYANNA AZEVEDO SILVA
AMÉLIA CAROLINA LOPES FERNANDES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica que acomete indivíduos das mais variadas classes sociais e faixas etárias. Trata-se de uma condição clínica multifatorial e se caracteriza pelos elevados níveis de pressão gerados pelo aumento do volume sanguíneo sobre as paredes dos vasos. O desenvolvimento de ações educativas não está limitado apenas a um setor ou categoria, a intersetorialidade se caracteriza como peça chave para que não haja a fragmentação do processo e divisão de responsabilidades, impossibilitando a visualização do resultado final das ações interventivas e a dúvida sobre a eficácia de ações dispersas. OBJETIVO: Discutir a articulação da enfermagem no desenvolvimento de ações de educação em saúde junto à população, particularmente a portadores de hipertensão arterial. METODOLOGIA: A ação aconteceu na Casa da Nossa Gente, Bairro Belo Horizonte, no Município de Mossoró/RN. A instituição desenvolve ações que visam oferecer momentos de lazer e confraternização entre os idosos assistidos da comunidade. A equipe ofertou a quarenta idosos que estavam na Casa da Nossa Gente a aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, e em momento posterior, uma conversa dialógica abordando a HAS, os fatores de riscos, medidas preventivas, formas de controle e possíveis associações assim como experiências vivenciadas pelos idosos e/ou conhecidos. RESULTADOS: Na ação, foram aferidas a pressão arterial e circunferência abdominal de 40 idosos, em que verificou-se cerca de 90% com a pressão sistólica acima de 140 mmHg e a diastólica acima de 90 mmHg e circunferência abdominal maior que 88 cm. A maioria dos idosos referiram já serem hipertensos e/ou diabéticos, fazerem acompanhamento médico e/ou uso de medicação, dieta ou exercício físico em alguns casos. Com base nos resultados obtidos foram feitas orientações, construções e reconstruções de saberes por parte de conversas em grupo. CONCLUSÃO: A educação em saúde enquanto estratégia de promoção à saúde é de grande importância para a qualidade de vida dos sujeitos percebidos com hipertensão arterial. Percebeu-se então, que o profissional da saúde deve tornar o paciente um participante do seu processo saúde-doença e fazê-lo perceber ser capaz de modificar não só sua condição de saúde, mas também sua posição diante da sociedade.