Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DANIELLA SANTOS GUEDES ALCOFORADO (Relator)
CLARA TAVARES RANGEL
ZAÍSSA MEDEIROS DE MACÊDO
RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O atendimento em educação infantil deve contemplar as necessidades de desenvolvimento intelectual, social e garantir as vivências infantis além dos cuidados assistenciais e específicos. Nesse contexto, as creches e pré-escolas devem dispor de profissionais que proporcionem o crescimento e desenvolvimento adequados à criança. A necessidade da formação continuada dos educadores infantis é pauta da Política Nacional de Educação Infantil, pois em algumas regiões do país, cerca de um terço do corpo docente da pré-escola é composto por leigos. OBJETIVOS: Promover uma educação continuada direcionada a pais e docentes, articulando saberes e ações na promoção da saúde da criança; Abordar os principais agravos acometidos na infância; e esclarecer dúvidas pertinentes ao grupo. METODOLOGIA: Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Frei Damião, em Bom Pastor, Natal-RN, com a participação de pais, docentes e acadêmicos de enfermagem, no ano de 2009, onde se buscou, através de rodas de conversa, peças teatrais e dinâmicas educativas, relacionar o conhecimento acadêmico às vivências da instituição. RESULTADOS: Este trabalho contribuiu para formação dos profissionais, familiares e crianças envolvidas no processo; permitiu o contato com outros profissionais e o reconhecimento da importância que cada um possui no cuidado integral a saúde da criança, além de proporcionar o bem-estar e integralidade da atenção à criança. CONCLUSÃO: Diante das dificuldades enfrentadas pelos pais e docentes na adequada formação das crianças, vê-se que a Educação Permanente em Saúde possibilita identificar problemas, refletir sobre eles e propor mecanismos de intervenção, os quais poderão e serão colocados em prática. Desse modo, pode-se concluir que a Educação Permanente em Saúde é um conceito forte e desafiante que envolve a integração entre educação e trabalho em saúde, considerando conhecimentos e experiências pessoais e integrando instituições de ensino, gestão e serviços de saúde.