Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM COMO EDUCADOR EM SAÚDE NAS CONSULTAS DO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIANA RAYANE EMIDIO BEZERRA (Relator)
THAÍSE TORRES DE ALBUQUERQUE
JULIANA DE KÁSSIA EMIDIO BEZERRA
DÁVILA CORDEIRO DOS SANTOS
NATALIANE MARQUES DE VASCONCELOS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O acompanhamento Pré-Natal é caracterizado por consultas no período gestacional que objetivam a detecção e tratamento precoces de doenças ou condições que possam exercer efeitos danosos na saúde da mãe e/ou do bebê, estabelecendo assim uma gestação saudável para o binômio. Ao enfermeiro é assegurada a realização da consulta do Pré-Natal em mulheres que não apresentem gestação de alto risco, conforme a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Decreto nº 94406/87. O Enfermeiro, além de realizar as rotinas estabelecidas para assistência ao pré-natal, deve atuar como educador em saúde, trocando e fornecendo informações/orientações as gestantes, pois esta fase estabelece uma transformação biopsicossocial. O acadêmico de enfermagem, futuro enfermeiro, quando estiver no seu Estágio Curricular Supervisionado (ECS), deve colocar em prática o seu olhar científico e humanizado, atuando como educador durante os seus atendimentos, suprindo as dúvidas e necessidades da gestante, o que é imprescindível para sua atuação profissional. Objetivo: Descrever as contribuições dos acadêmicos de enfermagem como sujeitos educadores nas consultas do pré-natal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante sua atuação como educador em saúde no período gestacional. Resultados: Desde o momento da concepção a mulher passa por transformações fisiológicas, psicológicas e sociais. O Enfermeiro deve incentivar a gestante a comparecer a no mínimo 6 consultas do pré-natal, o que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Durante as consultas, o acadêmico deve iniciar sua atuação como enfermeiro educador, prestando informações indispensáveis a paciente de acordo com o trimestre de gestação, como transformações fisiológicas no seu organismo, promoção da saúde durante o ciclo gravídico-puerperal, orientações sobre o parto, promoção do aleitamento materno exclusivo, cuidados com o bebê, dentre outros. É importante também que as informações sejam atribuídas aos seus familiares, e que sejam formados grupos de gestantes nas unidades para que todas tenham a oportunidade de trocarem suas vivências e conhecimentos. Conclusão: É de suma importância o ECS na vida acadêmica, pois é sob a supervisão do docente, que o discente adquire segurança para exercer suas atividades como membro de uma equipe de saúde, contribuindo de forma efetiva para a saúde de seus clientes e para a qualidade da sua formação profissional.