Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
JANIEIRY LIMA DE ARAÚJO (Relator)
PRISCILA DA SILVEIRA JÁCOME
JANIEIRY LIMA DE ARAÚJO
ANDREZZA KARINE ARAUJO DE MEDEIROS PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Monografia

Resumo
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um espaço que prioriza o cuidado integral através da promoção a saúde, utilizando a educação popular como um instrumento capaz de romper com a visão mágica do assistencialismo que ainda permeia as ações dos serviços de saúde. O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as concepções teóricas e práticas de educação em saúde dos profissionais que compõem a ESF em Tenente Ananias/RN no sentido de efetivação do Cuidado Integral à Saúde. Sendo os objetivos específicos: Conhecer as concepções teóricas que norteiam o cuidado de saúde na ESF no que se refere à Educação em Saúde; Conhecer as práticas de Educação em Saúde realizadas no âmbito da ESF pelos profissionais das equipes; e Analisar como as concepções teóricas e práticas de educação em saúde atuam sobre a efetivação do cuidado de saúde integral na ESF. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, realizada junto aos profissionais de nível superior que atuam na ESF deste município. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado à observação de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito profissionais (enfermeiros, médicos e odontólogos), que concordaram em participar do estudo mediante a assinatura do TCLE. As falas transcritas foram trabalhadas mediante a técnica de Análise de Conteúdo. Ao final emergiram 06 categorias. Como resultado identificou-se que as concepções e práticas da educação em saúde nas ESF do município estão atreladas a pedagogia tradicional, sendo que as ações educativas são meramente informativas, estas reproduzem a noção moralista e autoritária das noções de prevenção da doença e não da promoção da saúde, tal prática não possibilita a autonomia dos sujeitos. Esse tipo de educação em saúde não valoriza os determinantes sociais como definidores do processo saúde doença das populações, consequentemente, tem-se que o cuidado de saúde das equipes da ESF não está comprometido com a efetivação da integralidade, havendo grandes desafios a serem superados. Para tanto, se faz necessário o uso da educação em saúde como instrumento capaz de contribuir para a mudança do modelo de saúde assistencial e hegemônico existente. As concepções sobre Educação e Saúde precisam ser repensadas para que as práticas educativas promovam o trabalho coletivo em saúde compatível com a resolução das necessidades apresentadas pela população.