Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS LÚDICAS NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL REGIONAL DE COARI
Autores
BRUNA PEREIRA (Relator)
JOSIANE MONTANHO MARIÑO
MELQUISEDEC DA SILVA SOARES
JEFERSON DA SILVA SOARES
REGIANE PEREIRA DINIZ
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
A internação provoca uma série de reações nas crianças, onde o papel de ser criança é sufocado pelas rotinas e práticas hospitalares que tratam a criança como paciente, sendo aquele que inspira e necessita de cuidados médicos, que precisa ficar imobilizado e que parece alheio aos acontecimentos ao seu redor. Nesta perspectiva, a vivência lúdica é fundamental para a criança, pois representa um espaço para o seu reconhecimento enquanto sujeito que decide, tem autonomia, repensa ações, aprende a respeitar as regras construídas coletivamente pelo grupo, avalia e busca alternativas críticas e criativas para os problemas que surgem no cotidiano. O projeto teve como objetivo proporcionar atividades lúdicas às crianças da clínica pediátrica do Hospital Regional de Coari, verificar os anseios e medos dos pais quanto à hospitalização dos filhos. O projeto foi desenvolvido no período de fevereiro a maio de 2012, com a participação dos acadêmicos do curso de enfermagem, por meio da realização de reuniões semanais destinadas ao planejamento, organização e avaliação do trabalho e discussões de assuntos envolvendo o lúdico, a criança e o ambiente hospitalar. O público alvo foram crianças, mas buscou-se alcançar pais e profissionais da referida clínica. As crianças foram estimuladas pelos acadêmicos a participarem da (re)construção de vivências lúdicas, envolvendo-se na construção de diferentes brinquedos, brincadeiras, jogos, pinturas, desenhos e outros, utilizando recursos como: data show, vídeos, músicas, papel, tinta, tesoura, pincéis, brinquedos de acordo com a idade, bonecos, dramatização realizadas pelos acadêmicos, uso de fantoches, dados, jogos, danças. Houve um momento de conversa com os pais, onde os mesmos puderam esclarecer suas dúvidas, medos, anseios referentes a hospitalização de seus filhos, com a participação do psicólogo do hospital e outros profissionais da equipe de saúde. Os resultados foram satisfatórios do público infantil: crianças deprimidas e apáticas esforçaram-se para participar das atividades, voltaram a liberar o sorriso, encontraram forças para superação do processo patológico. Os pais passaram a entender o processo de hospitalização de seus filhos, encontrando nos grupos de conversa uma ajuda para aliviar seus anseios e medos. Logo, a vivência lúdica torna-se de grande relevância no ambiente hospitalar para a criança, pois minimiza os efeitos estressantes decorrentes da hospitalização.