Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PROMOÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA FUNCIONAL ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM EDUCATIVA COM MONITORES DO PETI
Autores
ADENILSON DA SILVA GOMES (Relator)
CÍNTIA DE CARVALHO SILVA
MICHELLE GALINDO DE OLIVEIRA
LEDUARD LEON BEZERRA SOARES SILVA
THAÍS NAYARA DA CRUZ
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As mudanças ocorridas na organização do trabalho desde os anos 70, na sociedade brasileira, têm causado diversas repercussões nas condições de vida dos seus diversos grupos sociais, como por exemplo, o grupo infanto-juvenil, que passou a vivenciar uma nova forma de vida, o trabalho precoce. As políticas de erradicação do trabalho infantil foram, então, gradativamente elaboradas para a minimização dos riscos desse grupo. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, através do acesso delas à educação, saúde, lazer, entre outros. Esse programa social visa promover a saúde desse grupo populacional, contudo, há algumas lacunas que dificultam o funcionamento desse programa como, por exemplo, a desarticulação entre as ações realizadas na rede regular de ensino e a reduzida capacitação dos monitores que contribui para a dificuldade de aprendizagem das crianças. Objetivo/Metodologia: Objetivando uma minimização desses pontos negativos e utilizando uma abordagem sobre promoção à saúde, através do projeto Mapa da Mina do Núcleo de Nutrição da UFPE/CAV foi elaborada uma intervenção educativa com os monitores do PETI com a finalidade de melhoria em suas atividades. Isso, através da apresentação de um seminário onde foram enfatizados os temas: higiene pessoal, autocuidados, prevenção de doenças infantis. Foi também repassado no seminário, um material pedagógico (cartazes, canetas, desenhos, jogos didáticos) para que os monitores pudessem trabalhar como atividades recreativas. Resultados: Então, observamos que a maioria dos monitores não trabalhava a área de saúde e os que trabalhavam não a faziam de forma didática. Além disso, durante o repasse das informações de saúde alguns ficaram curiosos para saber como se trabalhava tal temática. A interatividade das ações desenvolvidas serviu de base para melhorar o interesse dos monitores em trabalhar de modo satisfatório pelo PETI e remover as lacunas que anteriormente dificultavam a efetividade das suas ações. Conclusão: Assim, essa atividade demonstrou que é simples e fácil trabalhar promoção em saúde como instrumento de aprimoração de qualidade de vida e permitiu, diretamente, que programas sociais, neste caso o PETI, sejam melhorados quanto aos seus objetivos, contribuindo desta forma, para a funcionalização efetiva das políticas públicas de saúde.