Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ACOLHIMENTO COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO HOSPITALAR
Autores
DANILO GOMES FERREIRA (Relator)
TAYANE CRISTINA ARAÚJO PEREIRA
JARDELLE LIMA CORRÊA
MÓNICA ANDRÉA MIRANDA ARAGÃO
LUIS FERNANDO BOGÉA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O acolhimento é uma ação tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. O Acolhimento busca a intervenção de toda a equipe multiprofissional, que se encarrega da escuta e resolução do problema do usuário. Objetivo: Identificar o acolhimento como uma das bases para a humanização da assistência nas instituições hospitalares. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. A partir dos descritores nas bases de dados Scielo, Bireme e Bdenf, foram encontrados 12 artigos, que abordavam a temática discutida, apenas 9 artigos abordaram o tema "acolhimento e humanização" foram utilizados para compor este estudo. A coleta dos artigos foi entre os meses de março e abril. Resultados: Através desta pesquisa identificam-se resultados positivos da implantação do acolhimento nas instituições de saúde, com destaque para: humanização da assistência, reorganização do processo de trabalho, possibilidade de uma maior resolutividade, priorização de casos, otimização do trabalho da enfermagem, aumento do vínculo entre usuários e equipe. O acolhimento nos serviços de saúde tem sido considerado como um processo, especificamente de relações humanas, realizado por todos os trabalhadores de saúde. É uma sequência de atos e modos que compõem o processo de trabalho em saúde. Enquanto ferramenta para gestão hospitalar o Acolhimento faz com que a equipe de saúde envolva o cliente e suas necessidades, buscando formas de compreensão e atendimento de sua demanda dentro do hospital, tornando uma relação melhor entre profissional da saúde e usuário, resultando numa relação humanizada e resolutiva. Através da reorganização do processo de trabalho é possível uma melhor utilização dos recursos da Unidade de Saúde, qualificando o trabalho dos profissionais, integrando-os na assistência e resgatando o trabalho multiprofissional. Conclusão: Analisando o acolhimento a partir da identificação de seus pressupostos, dos mecanismos que viabilizam sua implantação e das qualifações na assistência, pode-se avaliar sua efetividade, enquanto instrumento para a humanização da atenção à saúde. A implantação do acolhimento melhora a qualidade de se fazer saúde.