Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ATRAVÉS DO PET SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LORENA BARROS DA SILVEIRA (Relator)
ROSA ARAÚJO DE RESENDE
ALEXANDRE LEONARD CRUZ DA COSTA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: visando lidar com as ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população a Estratégia Saúde da Família vem como um modelo de atenção à saúde integral voltada para a sociedade de uma forma geral. Diante disto, faz-se necessária a formação de novos profissionais voltados para o cuidado das famílias, observando aspectos extra biológicos e capacitados para a promoção da saúde. O Programa de Educação para o Trabalho na saúde consiste em uma nova forma de interagir o ensino teórico-prático com estratégia saúde da família. E neste contexto, há necessidade de uma formação construtiva, reflexiva e criativa de futuros enfermeiros para atuar na realidade complexa da atenção primária à saúde, de forma particular no território de Manaus-Amazonas. OBJETIVOS: Relatar a vivência dos acadêmicos de enfermagem inseridos na Estratégia Saúde da Família através do PET – Saúde da Família, visando atrelar a ciência apreendida na academia com a prática na Unidade Básica de Saúde da Família no distrito Leste de Manaus. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo através do relato de experiência das atividades desenvolvidas no Programa de Educação pelo Trabalho – PET. Participaram das atividades 3 acadêmicos de Enfermagem da UFAM, sendo preceptorados pela enfermeira da unidade, localizada na periferia da cidade de Manaus, desenvolvidas entre Março de 2010 a Dezembro de 2012. A L-13 trata-se de uma Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família, cujo enfoque é atenção básica, onde são desenvolvidas atividades dos programas do Ministério da Saúde. RESULTADOS: As ações desenvolvidas por parte dos acadêmicos de enfermagem através da inclusão destes nas atividades da unidade de saúde foram: Participação nas consultas de pré-natal; Realização da entrevista do PCCU e Coleta do Exame Preventivo; Acompanhamento da consulta no Planejamento Reprodutivo; Visita; Educação em saúde; Acompanhamento das consultas do Programa Hiperdia e Participação nas campanhas de Vacinação do Ministério da Saúde. CONCLUSÃO: As atividades realizadas dentro da unidade básica foram de extrema importância para todos os aspectos de vivência, seja ela acadêmica, pessoal e profissional, uma vez que incentivaram os estudantes ao desempenho de práticas voltadas para a busca de novas formas de humanização na saúde para a comunidade. E por meio da junção teórico - prática tornou o serviço de Enfermagem sempre atualizado, qualificando os serviços prestados à população.