Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO: QUALIFICANDO O CUIDADO PARA PROTEÇÃO A VIDA
Autores
VIRGINIA LUIZA SILVA COSTA (Relator)
RELVA CRISTINA SILVA DE MOURA TEIXEIRA
PÂMELA KIVIA CORRÊA SILVA E LIMA
NEUDSON JOHNSON MARTINHO
ELIAS NOGUEIRA PERES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT) foi criado em 2010, trata-se de uma pós-graduação Lato Senso, reconhecida pelo Ministério da Educação, na área de Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em doenças cardiovasculares. Envolve as seguintes profissões: Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelas enfermeiras residentes no referido programa de residência multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada no período de Fevereiro de 2011 a Fevereiro de 2012. É a expressão dos sentidos e significados atribuídos pelos enfermeiros residentes a partir de suas vivências nos campos de prática. Tais apreensões de sentidos foram apreendidas através de diálogos informais durante nossa convivência, os quais foram consolidados e (re)significados neste estudo. Resultados: Ser enfermeiro residente nos possibilita vislumbrar a realidade do cotidiano profissional sob a ótica multiprofissional, e perceber o quanto à formação na área da saúde precisa melhorar no que tange a formação de profissionais com liderança, posturas gerenciais contingenciais e habilidades para atuar e se fazer respeitar no trabalho em equipe. Práticas e atitudes interdisciplinares ainda não são factuais no ambiente hospitalar, são perceptíveis ações sobrepostas na equipe de saúde, a não habilidade em prover processos de trabalho integrativo. A visão corporativa e multifacetada das diversas profissões impede esse processo interdisciplinar. Neste terceiro ano do programa de residência multiprofissional no HUJM/UFMT, podemos apontar evoluções metodológicas e epistemológicas na condução da mesma, pois o processo de ensino teórico-prático tem viabilizado discussões clínicas e intercâmbio de saberes e práticas, proporcionando as aprendizagens significativas. Conclusão: Consideramos de elevada relevância social e pedagógica a implementação dos programas de residências multiprofissionais em saúde, por possibilitar mudanças na postura dos profissionais, melhor qualificar o cuidado de Enfermagem, contribuindo para a segurança e proteção a vida dos usuários do sistema único de saúde. Traz benefícios a nível micro (para o usuário e profissionais), Meso (para as instituições de saúde) e macro, contribuindo para (Re)pensar à formação dos profissionais de saúde nas universidades e o cuidado realizado nas instituições de saúde.