Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título DESENVOLVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ – AL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CINTIA SOARES CRUZ DE CASTRO (Relator)
PAULA FERREIRA QUEIROZ
ROSANA FERRAZ DE MENEZES HILÁRIO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990, o modelo assistencial a saúde deixa de ser apenas voltado para a área curativa e passa a ser o modelo de Vigilância à Saúde com medidas de promoção à saúde e prevenção de doenças na qual está inserida a Estratégia Saúde da Família (ESF). Nosso trabalho dará enfoque para as atividades educativas como foco primordial da educação em saúde que envolve os usuários a uma reflexão sobre os seus hábitos, costumes e cultura, e a influência no processo saúde-doença, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo descrever as atividades educativas realizadas na UBS Guaxuma durante as aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do 4º período de Enfermagem nas aulas práticas de Saúde Coletiva II da Estácio e da Faculdade Integrada Tiradentes, na ESF Guaxuma. As atividades foram desenvolvidas utilizando diferentes métodos, como: palestras nas escolas, dramatização, caminhada, alongamento, aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura, circunferência abdominal, glicemia capilar, orientação de medidas preventivas, como cuidados com a água, alimentos, higiene pessoal e orientações específicas de perda de peso, atividade física, cuidados com os pés (para os diabéticos), alimentação saudável e abandono do tabagismo e etilismo para todos os usuários. RESULTADOS: Ao término das práticas educativas foi possível constatar a mudança no comportamento e diálogo dos usuários, onde os mesmos abstraíram algo sobre os assuntos abordados pelos acadêmicos, ficando perceptível através do entusiasmo, interação e envolvimento, favorecendo o acolhimento e o vínculo entre a população e nós acadêmicos de enfermagem. CONCLUSÃO: Este trabalho mostra-se importante, pois proporciona subsídios para os indivíduos refletirem quanto aos seus hábitos de vida e costumes, como também a mudança de sua rotina diária, tendo maior interação com outros moradores da comunidade, fazendo com que ocorra a troca e disseminação de informação. Traz ao aluno uma reflexão sobre a importância de trabalhar educação em saúde nas políticas publicas de saúde, saindo da rotina da sala de aula onde se aplica a parte teórica e vivenciando a prática.