Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título VIVENCIANDO OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DA DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II ENQUANTO ALUNO-MONITOR
Autores
GLÁUCIA DE SOUZA ABREU (Relator)
ALDA MARIA DA SILVA
FLAVIANA DÁVILA DE SOUSA SOARES
ARIELI RODRIGUES NÓBREGA VIDERES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
A monitoria visa contribuir para que o aluno seja inserido na prática profissional a partir do desenvolvimento de habilidades técnicas, preparando-o com maior segurança e precisão para o estágio e futuramente a vida profissional, além de esclarecer dúvidas. Dentre as disciplinas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras que dispõem de monitoria, destaca-se a disciplina Semiologia e Semiotécnica II, ofertada aos alunos do quarto período do curso. Ao cursarmos a disciplina, percebemos muitas dificuldades vivenciadas por nossos colegas na execução de procedimentos técnicos devido a pequena carga horária prática da disciplina, da escassez de recursos materiais disponibilizados no Laboratório de Habilidades e a falta de monitoria regularmente. Destarte, sentimos a necessidade, enquanto técnicas de enfermagem, de contribuirmos ainda mais com o processo de ensino-aprendizado através da seleção para o programa de monitoria. Trata-se de um relato de experiência que teve como objetivo descrever nossa experiência enquanto acadêmicas do sexto período do curso de enfermagem como monitoras da referida disciplina durante o período de março a maio de 2012. Buscou-se enfatizar a importância dessa atividade para o despertar da qualificação profissional, interesse pela docência e para o desenvolvimento de habilidades técnicas. No semestre vigente (2012.1), a disciplina apresenta 30 alunos regularmente matriculados, os mesmos são avaliados a partir de provas teóricas, práticas, seminários e de seu desempenho nos estágios que são realizados no Hospital Regional de Cajazeiras (PB). Nossas atividades envolvem a preparação dos alunos para essas avaliações, como confecção de roteiro textual das práticas de enfermagem, acompanhamento direto na execução individual de procedimentos técnicos no laboratório e no hospital, simulados para a prova prática e teórica proporcionando a troca de conhecimentos e um melhor relacionamento entre monitores e discentes. Percebemos o quão relevante tem sido a inserção desta atividade em nossa vida acadêmica, pois a monitoria ainda é um desafio, visto que se trata de uma iniciação para a prática do ensino superior e requer muito estudo e dedicação. Diante do exposto, faz-se necessário reforçar a importância do programa de monitoria para uma formação acadêmica mais ampla e aprofundada melhorando a qualidade do ensino ao oferecer um espaço em que dúvidas podem estar sendo dirimidas.