Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autores
LEONNARDO GUALBERTO PASSOS REGO (Relator)
FABIANA SOUZA ANTÃO
DÉBORA PATRÍCIA BEZERRA DE VASCONCELOS
LAYANE DUARTE SILVA
ANA KARLA DE SOUSA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A qualidade de vida de um indivíduo não consiste em apenas relacionar sua afecção física com o quanto conseguirá de sobrevida, mas consiste em avaliar os aspectos físicos, psíquicos, sociais e ambientais desse indivíduo. Nesse contexto, os professores, como trabalhadores, passaram a preocupar-se não só com suas funções pedagógicas, mas também com questões baseadas no paradigma da sociedade capitalista, isto é, sua estabilidade e salário. OBJETIVO: Analisar a produção científica brasileira sobre Burnout e sua causa em professores universitários. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de 12 artigos da bases de dados do Scielo utilizando-se os descritores esgotamento profissional, docentes e saúde mental. RESULTADOS: Com a excessiva jornada de trabalho junto com o comportamento de alunos e violência em sala de aula, grandes esforços e ainda terem que levar trabalho para casa, professores podem apresentar como consequência cansaço e esgotamento físico que pode acabar resultando em um estresse presente no quadro de problemas de saúde das várias profissões, inclusive, em professores. O mal-estar docente é considerado um problema atual dos trabalhadores da educação, e tem sido relacionando a um aumento da tensão no exercício do trabalho devido esgotamento físico, deficiências nas condições de trabalho e escassez de recursos materiais, associados a um aumento das responsabilidades. Muitas são as atribuições impostas ao professor, aparte de seu interesse e, muitas vezes, de sua carga horária. Além das classes, deve fazer trabalhos administrativos, planejar, reciclar-se, investigar, orientar alunos e atender aos pais. Também deve organizar atividades extraescolares, participar de reuniões de coordenação, seminários, conselhos de classe, efetuar processos de recuperação, preenchimento de relatórios periódicos e individuais e, muitas vezes, cuidar do patrimônio material, recreios e locais de refeições CONCLUSÃO: Na medida em que entendemos melhor este fenômeno psicossocial como processo, identificando suas etapas e dimensões, seus estressores mais importantes, seus modelos explicativos, podemos vislumbrar ações que permitam prevenir, atenuar ou estancar o Burnout. Desta forma, é possível auxiliar o professor para que este possa prosseguir concretizando seu projeto de vida pessoal e profissional com vistas à melhoria da qualidade de vida sua e de todos os envolvidos no sistema educacional.