Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AÇÕES EDUCATIVAS À GESTANTES DO BAIRRO PÊRA EM COARI/AM
Autores
JOSIANE MONTANHO MARIÑO (Relator)
LUCÉLIA ADRIANNA DIAS
FERNANDA KATRINE PANTOJA VALÉRIA
VANDREZA MAGALI DE SOUZA PEREIRA
TANNY THAYLLE G. DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Nas últimas décadas a atenção à saúde da mulher tem sido alvo de ações dos serviços públicos, como o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), implantado em meados dos anos 80, com o intuito de atender a mulher de forma integral, sendo um dos seus objetivos reduzirem os riscos referentes ao pré-natal e ao parto. No entanto, embora pautado em diretrizes que propõem a assistência integral à saúde da mulher, ainda se observa, no seu desenvolvimento, a fragmentação das ações direcionadas a este grupo da população (DELFINO, 2004). Durante a gestação e puerpério ocorrem uma série de mudanças e a conseqüente adaptação a esse período podendo gerar ansiedade e medo para a mulher que vivencia esse momento, gerando a necessidade de adaptação a novos papéis (BRASIL, 2005). Uma das formas de enfrentamento dessa situação pode ser a busca por grupos de gestantes e puérperas durante as atividades educativas. O projeto teve como objetivo desenvolver ações educativas de enfermagem na atenção às gestantes e puérperas na comunidade. A atividade foi realizada no período de 17/08 a 17/12/2011, na Escola Municipal Raimunda Bezerra, tendo como público alvo gestante e puérperas do bairro Pêra no Município de Coari/AM.. Os discentes de enfermagem executaram as ações de atividades educativas e saúde por meio de recursos audiovisuais como data-show, folders, cartazes, folhetos, dramatização. As avaliações foram feitas pelo público alvo como forma de questionamento e interações com outras participantes, as quais demonstravam interesse a respeito dos temas abordados. Utilizou-se também como metodologia a participação das gestantes durante o que fora ensinado, com demonstrações na prática do que aprenderam. Logo, o trabalho educativo em grupos consiste em uma valiosa alternativa para se buscar a promoção da saúde e permitir o aprofundamento do modo como as pessoas superam suas dificuldades para obterem maior autonomia, melhores condições de saúde e qualidade de vida, sendo de grande valor prático para os discentes da graduação na sua vida acadêmica e formação profissional.