Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título TORNANDO ATRAENTE A EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Autores
ALAN MÁRCIO DE BRITO ARAÚJO (Relator)
FRANCISCA KELVIANY FERREIRA GOMES
PATRÍCIA FEITOSA SANTOS
CRISTIANE SILVA TENÓRIO
GEORGIENE LINHARES DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Para que os profissionais da equipe de Saúde da Família possam desempenhar bem suas funções, é necessário uma postura de constante aprendizado e atualização de conhecimentos. Por este motivo a Educação permanente é imprescindível no cotidiano das equipes. Esta é considerada como a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, cuja finalidade é melhorá-los. Há uma gama de cursos e atualizações voltados aos profissionais de nível superior. O mesmo não ocorre com relação aos ACS (agentes comunitários de saúde), trazendo prejuízos para o desempenho de toda a equipe. Por este motivo resolvi implementar uma alternativa de Educação Permanente para os ACS de minha equipe. Objetivo melhorar a qualidade dos serviços dos ACS, mediante um permanente processo educativo comprometido com a prática do trabalho, melhorando assim a atuação de toda a equipe. Como metodologia, elaborei uma cartilha para os ACS com os problemas ou agravos de saúde mais prevalentes em suas microáreas. Dentro da cartilha, organizei estes agravos por faixa-etária ou ciclos de vida mais predispostos a apresentá-los. Para cada doença, abordei sua definição, aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento e o mais importante: atuação do profissional ACS dentro das medidas profiláticas. Para elaborar a cartilha, realizei pesquisa em manuais, livros e sites especializados. Tornei a linguagem técnica mais simples e de fácil compreensão. Com o material impresso, passamos a nos reunir mensalmente para debate do conteúdo. A cada encontro, dependendo da complexidade dos assuntos, explorávamos um ou dois temas. Como resultados percebidos, os ACS passaram a ter uma melhor compreensão sobre o processo de adoecimento dos usuários e a identificar as situações de vulnerabilidade da população a determinados agravos. Com o maior grau de informações técnicas, sentem-se mais preparados a me auxiliar no processo de educação da população, nos aspectos preventivos. Hoje levam mais conhecimentos aos usuários. Certas situações que deixam a comunidade exposta a maiores riscos de adoecer, passaram a ser mais rapidamente notificadas pelos ACS. Como considerações finais afirmo que levar educação continuada aos ACS é a forma mais simples e eficaz de educar toda uma comunidade. Não conseguiria fazer isto sem a ajuda deles. Se a teoria sem pratica é paralítica e a prática sem fundamentos é cega, a educação permanente é uma boa alternativa para sairmos da inércia e transformarmos o nosso meio.