Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA: CURSO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MAMÁRIA
Autores
IZABEL CRISTINA FALCÃO JUVENAL BARBOSA (Relator)
ANA FÁTIMA CARVALHO FERNANDES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
A educação a distância é uma modalidade de ensino que permite investir na educação permanente dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família, de forma a atender as suas reais necessidades quanto aos conhecimentos técnicos, científicos e de habilidades relacionais. Objetivou-se construir e validar um curso a distância na temática “saúde mamária” para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família de Fortaleza.Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e criação de coursewares de aprendizagem que podem ser aplicados no ensino e na assistência de enfermagem. A proposta metodológica foi composta de cinco etapas:1) análise e planejamento, 2) modelagem, 3)implementação, 4)avaliação e manutenção e 5)distribuição. Esta plataforma denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem da Mama (AVAPMAMA), foi elaborada no período de junho a novembro de 2011 e aprovada pelo COMEPE/UFC, sob protocolo n° 78/10 e possui na sua página principal: home (apresentação, estrutura e cronograma do curso); biblioteca (livros, manuais, referências, glossário); meu espaço (agenda,contato, portfólio); equipe de elaboração; instrumentos dos juízes de conteúdo e dos enfermeiros da estratégia de saúde da família. Além disso, o conteúdo do Curso está disponibilizado em quatro módulos de aprendizagem que contempla 15 unidades temáticas, contendo itens e subitens, que discorrem sobre: câncer:antecedentes históricos e definições; anatomia da mama; fisiopatologia e epidemiologia do câncer; políticas públicas relacionadas ao controle de câncer de mama; fatores de risco;alterações da mama relacionadas a lesões benignas e alterações malignas; situações especiais para rastreamento da neoplasia mamária; grau de recomendação; estratégias nacionais para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama; modalidades de tratamento; aspectos bioéticos da assistência de enfermagem oncológica; intervenções de enfermagem com mulheres mastectomizadas, exercícios e estudos de casos. Conclui-se que o processo de ensino aprendizagem desenvolve vários aspectos do indivíduo (afetivos, cognitivos e psicomotores), que fazem parte da construção do conhecimento. Acrescenta-se ainda que esta tecnologia educativa tem o propósito de ampliar e enriquecer os espaços de convivência nos quais os sujeitos podem interagir e construir seu próprio conhecimento; favorecer a interatividade, a comunicação, a autonomia e a cooperação entre os participantes e oferecer acesso as tecnologias educacionais.