Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADE EDUCATIVA A HISTORIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
PRISCA DARA LUNIERES PEGAS COÊLHO (Relator)
JOELMAR PASSOS DE FARIA
ARINETE VERAS FONTES ESTEVES
CARLA SOUSA GUEDELHA
LILIAN TAVARES DE LIMA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A leitura é uma atividade que além do desenvolvimento pessoal e enriquecimento cultural, pode auxiliar na compreensão da criança sobre a sua doença, exercendo importante papel terapêutico na assistência à sua saúde. A utilização de revistas infantis, como história em quadrinhos na qual apresenta personagens com câncer, pode ser utilizada como poderosa ferramenta na educação à saúde da criança por conseguir identificar a semelhança da trama e relacionar os problemas encontrados na história com a sua realidade vivida. A utilização, de personagens fictícios favorece um olhar diferenciado entre a vida real com as fábulas relatadas, fazendo com que a criança consiga compreender e confortar-se com a ideia de que existem outras crianças com situações similares a sua. OBJETIVO: Relatar as experiências vividas na ONG Anjos da Enfermagem e na ACE O Brincar no Hospital. Criar um álbum de histórias infantil para orientar no autocuidado da criança com leucemia, Relatar através de atividade educativa informações sobre leucemia e seu cuidado. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo pautado em um relato de experiência das atividades educativas realizadas no na ONG Anjos da Enfermagem Núcleo Amazonas e ACE O Brincar no Hospital. RESULTADOS: Foi possível através das histórias infantis identificar a importância da atividade educativa no atendimento de orientação à saúde da criança com leucemia. A atividade de educação em saúde mostrou ser capaz de favorecer uma maior interação entre os voluntários, as crianças doentes e seus familiares, proporcionando momentos de distração durante a leitura, minimizando muitas vezes o sentimento de culpa ou mesmo castigo no diagnóstico, e assim, a diminuir o sentimento de solidão, e estimular uma maior empatia por demais pessoas. CONCLUSÃO: A leitura de histórias em quadrinho com temas sobre leucemia possibilitou a criança com câncer, se identificar com as histórias dos personagens apresentados na revista modificando o seu comportamento e sua compreensão sobre sua doença e as limitações impostas pela mesma.