Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título REFLETINDO SOBRE A VIVÊNCIA DE DISCENTES NO PROCESSO SAÚDE E CIDADANIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DÂNDARA NAYARA AZEVÊDO DANTAS (Relator)
MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA
FERNANDA BEATRIZ BATISTA LIMA E SILVA
DÉBORAH RAQUEL CARVALHO DE OLIVEIRA
BERTHA CRUZ ENDERS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
RESUMO: INTRODUÇÃO: A temática de cidadania tem sido frequentemente debatida em sua relação com a consciência e a expansão dos direitos das pessoas para a consolidação da democracia, tendo a sua conceituação se modificados ao longo do tempo. A discussão da cidadania no país, tem se expandido para a saúde e a educação, campos meio para o seu exercício. Na formação dos profissionais de saúde, porém, observam-se impasses que dificultam os avanços da cidadania, o que fragiliza o conceito como elemento constituinte do processo educacional. Nesse entendimento, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) buscando por mudanças na formação profissional dos seus graduandos dos diversos cursos de saúde instituiu em 2000 a disciplina Saúde e Cidadania (SACI). OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do curso de graduação na disciplina Saúde e Cidadania (SACI), como processo educacional multiprofissional vivenciado na atenção primária à saúde e as suas contribuições para a formação acadêmica em saúde e cidadania. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma reflexão sobre a experiência vivenciada por umas acadêmicas do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Saúde e Cidadania ofertada no 2° período do referido curso. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A experiência vivenciada na disciplina de SACI oportunizou nossa primeira relação com a prática, isto é, um contato inicial com um serviço de saúde e com os usuários, ela foi de fundamental importância, na medida em que permitiu uma ampla visualização da realidade das comunidades e dos serviços, além de consentir um contato entre discentes das mais diferentes áreas, já principiando o futuro trabalho multiprofissional. Além da interação com alunos de outras áreas, nessa disciplina torna-se possível um contato inicial com os profissionais da atenção primária à saúde e, com comunidades carentes que, em sua maioria têm realidade completamente distinta da nossa. Esse contraste de realidades permitiu um crescimento pessoal, pois nos faz refletir sobre cada coisa simples que temos e que, muitas vezes não valorizamos. CONCLUSÃO: a disciplina de Saúde e Cidadania tem imensas contribuições para a formação dos discentes na medida em que desperta o desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, dos relacionamentos inter-pessoais e da cidadania, ética e política.