Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PROJETO CRIANÇA 2000: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Autores
MARCISIO FIRME DE CARVALHO (Relator)
LEONARDO JOSÉ DANTAS PINHEIRO DE ARAÚJO
NATALIA RAIANE SILVA VIEIRA
JUCIMAR FRANÇA VILAR LIMA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: o projeto de extensão universitária “Criança 2000” integra ações de promoção, prevenção e controle da saúde através do ensino-serviço-comunidade desenvolvendo processos assistenciais, intervenções coletivas, educação em saúde e investigação científica em cidades do Rio Grande do Norte (RN). O projeto faz parte do Setor de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria (SESI/RN) e a UFRN se engajou nessa parceria através dos Departamentos de Enfermagem e Fisioterapia. OBJETIVOS: relatar a vivência de discentes de enfermagem durante o projeto Criança 2000 no ano de 2012. METODOLOGIA: o estudo do tipo relato de experiência. No ano de 2012 as ações serão desenvolvidas em 20 cidades do RN, quinzenalmente, aos sábados pela manhã. O projeto prioriza ações de controle de riscos e agravos que repercutem na morbimortalidade infantil bem como orientações junto às crianças e adolescentes, considerando o perfil epidemiológico da região. O departamento de enfermagem desenvolve suas ações com equipe composta por docente coordenador, enfermeiros colaboradores, discentes bolsistas e voluntários matriculados entre o 4º e 8º período do curso de enfermagem da UFRN selecionados através de edital. As ações de enfermagem são: palestra sobre na adolescência; palestra sobre câncer de mamas com exame clínico; palestra sobre violência doméstica para educadores e consulta de enfermagem à criança. A avaliação é contínua, dinâmica e propositiva a partir do processo de ação-reflexão-ação. Os resultados das atividades tornam-se relatórios que sugerem intervenções dos poderes públicos na solução dos problemas identificados em cada município. RESULTADOS: o projeto engloba atividades práticas e reflexões teóricas, bem como contribui com a melhoria da qualidade de vida da população, fortalece relações e permite troca de saberes popular e científico. É uma oportunidade de vivenciar: investigação das condições de morbimortalidade; verificação dos principais problemas de saúde das populações carentes; orientações para doenças sexualmente transmissíveis e drogas; detecção precoce do câncer de mama; mudanças psicobiossociais na adolescência; consulta a criança; e orientação aos educadores sobre violência doméstica. CONCLUSÃO: o projeto vem contribuindo significativamente no processo de formação em enfermagem da UFRN, promovendo uma ação dialógica entre teoria/pratica no processo de ensino-aprendizagem além da vivência do processo de trabalho do enfermeiro pelos discentes.