Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título UM OLHAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE O VER SUS CAMPO GRANDE/MS
Autores
JULIA COLATO GRANATO (Relator)
THAIS OLIVEIRA BARIZON
JESSICA SILVA FERNANDES
WILSON BRUM TRINDADE JUNIOR
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VERSUS) tem como prioridade estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Mato Grosso do Sul contou com a sua 1ª edição em fevereiro de 2012, com a participação de 96 acadêmicos. Nessa realidade a vivência vem fomentando o desenvolvimento da análise crítica das peculiaridades de funcionamento da rede de saúde pública, por acadêmicos, cujo serão os futuros profissionais da rede, podendo criar um olhar ampliado na região vivida. Metodologia: O VER SUS Campo Grande- MS, foi dividido em 7 grupos, contendo em média 6 alunos, de curso variados da área da saúde, como enfermagem, psicologia, medicina, farmácia e fisioterapia, onde durou 10 dias que vivenciaram o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde do município. As atividades, foram organizadas pela Secretaria Municipal de saúde, onde tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de: Unidades Básicas de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, Hospital de alta complexidade; Visitas a Secretaria Municipal de Saúde e departamentos, CAPS II; UPA, grupo de moradores. Ao fim de cada dia, tínhamos discussões do que vivemos, assim como individualmente escrevíamos na plataforma disponibilizada no site do VER-SUS/Brasil com relatos do que fora observados. Resultados: O VER SUS Campo Grande, contribui de forma enriquecedora na formação de cada participante, onde nos despertou o interesse e o conhecimento em outras áreas de atuação, a importância de um trabalho de uma equipe multidisciplinar e uma integração entre os estudantes de diversas áreas. Além de proporcionar uma evolução da visão que possuímos anteriormente, desmistificando uma visão formada a partir do teórico e levando como que rege realmente o SUS. Conclusão: A vivência proporcionou um importante espaço de troca de saberes de forma equânime, onde o graduando teve o oportunidade de se ver no SUS, reconhecendo seu papel como profissionais de saúde despertando uma visão comprometida com a transformação político-social, como futuros profissionais de saúde, instigando-os a participarem ativamente na construção e consolidação do SUS.