Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA TRANSFORMAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM SOB OS ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
Autores
KÍSIA CRISTINA DE OLIVEIRA E MELO (Relator)
DEIVSON WENDELL DA COSTA LIMA
SÂMARA FONTES FERNANDES
MARIANNY NAYARA PAIVA DANTAS
MARA LÉIA TÁVORA VIEIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Educação Permanente em Saúde possibilita abertura de espaços de discussão entre vários atores em busca da melhoria dos serviços de saúde. Buscou-se descrever o projeto de intervenção realizado pelos discentes de enfermagem junto com os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família e gestão. Este é um relato de experiência em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, promovido pelos discentes do 8º período, FAEN/UERN. Foram realizadas 05 atividades com o intuito de discutir a problemática envolvida nos aspectos éticos e legais do exercício da enfermagem em saúde mental na UBSF. Foi possível detectar uma grande demanda de usuários de psicofármacos sem assistência adequada e o exercício irregular da transcrição desses medicamentos pelos enfermeiros. Detectou-se a necessidade da articulação entre o ensino, os serviços e a gestão, no sentido de transformar realidades. Percebemos um avanço na conscientização dos profissionais acerca da não legitimidade das ações realizadas no âmbito da SM na UBSF. A resolução do problema irá depender da intervenção de outras instâncias do sistema gerencial de saúde.