Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A FARMÁCIA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
Autores
RODRIGO ARAGÃO DA SILVA (Relator)
ADRIANA SÁVIA DE SOUSA ARAÚJO
RAPHAEL RODRIGUES BEZERRA
GABRIELA DA COSTA SOARES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da importância da Farmácia Ecológica, presente na Horta Escolar, enquanto estratégia de promoção da saúde, para isso foi observado o cotidiano escolar de crianças da 1ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública do estado do Piauí, bem como realizadas entrevistas com pais de alunos que vivenciaram a disciplina de horta escolar e entrevistado também, o professor da disciplina de Horta Escolar. A Farmácia Ecológica está inserida na escola estudada como um eixo de ação prática e teórica oportunizada pela disciplina Horta Escolar. Assim, na estrutura da disciplina, tem-se um espaço físico – um canteiro da horta escolar – que é destinado à Farmácia Ecológica, onde são estudadas as plantas medicinais, sendo possível identificar a importância da disciplina enquanto formador e modificador da realidade social e da saúde das famílias a partir da vivência da criança, pois com essa prática a criança se torna mais próxima de conhecimentos sobre alimentação, sobre saúde, sobre Medicina Fitoterápica, trazendo para realidade da família esses novos conhecimentos, essas vivências com a disciplina, implantando, inclusive, essa prática em sua casa, a partir do momento em que elas passam a cultivá-las. As plantas medicinais desempenham um importante papel socioeconômico, nas comunidades, pois a utilização de espécies medicinais reduz e algumas vezes elimina gastos com medicamentos, que para algumas famílias se tornam um item pesado no orçamento doméstico. A horta escolar está presente no dia-a-dia dessas crianças, seja através da mudança de hábitos alimentares, seja através da aquisição e aplicabilidade de conhecimentos acerca de saúde em seus lares. As crianças, a partir da prática no canteiro ecológico aprenderam não só sobre patologias e como tratá-las, mas também sobre como manipular as ervas, sobre a utilização dessas, sobre suas indicações e sobre como identificá-las.