Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título BRINQUEDOTECA: UMA ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO PARA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
RAYSSA NAFTALY MUNIZ PINTO (Relator)
PRISCILLA TEREZA LOPES DE SOUZA
THAYSMARA MARTINS ALVES
JESSICA LADYANNE OLIVEIRA PEREIRA DE BRITO
GILVÂNIA SMITH DA NÓBREGA MORAIS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
A humanização suscita modificações nos modelos de atenção e gerenciamento em todos os níveis de atenção a saúde, indicando a necessidade de inovação das relações entre usuários e profissionais e destes entre si. Dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF) tal necessidade abrange ações singulares, tendo em vista que cada comunidade tem suas particularidades no âmbito social, econômico, educativo e cultural. Além disso, no que tange ao ser criança, a ESF não favorece a dinamicidade de ações que podem tornar esse ambiente mais prazeroso, tendo em vista que essa faixa etária necessita de uma atenção mais centrada na subjetividade. Para isso, faz-se necessário a criação de espaços recreativos como as brinquedotecas que possibilitem a implantação de atividades lúdicas que permitam uma maior socialização e expressão de sentimentos, por vezes despercebidos. Deste modo, o trabalho em questão, de natureza bibliográfica, objetiva abordar a importância da brinquedoteca como uma estratégia de humanização na atenção básica. A brinquedoteca pode ser entendida como um espaço de socialização infantil que utiliza características imaginativas para produzir o significado da vida, favorecendo um ambiente educacional para a criança e possibilitando que esta represente o discurso externo e o interiorize, passando assim a construir traços de sua personalidade. Na Estratégia de Saúde da Família, a brinquedoteca se apresenta como um espaço receptivo onde o infante encontrar algo que se aproxima de seu imaginário, haja vista que o ambiente da brinquedoteca proporciona um local onde os profissionais podem realizar atividades lúdicas diversificadas, voluntárias e onde a criança expressa desejos, emoções e sentimentos. Vale ressaltar que este espaço deve possuir cores, formas, cheiros, texturas, jogos, iluminação, fantasias e música agradáveis criando assim um ambiente mais receptivo e humanizado. A brincadeira deve ser vista e tratada com seriedade e responsabilidade, visto que é a partir dela que a criança utiliza sua criatividade para elaborar suas ações, regras de convivência interpessoal e raciocínio. Destarte, a brinquedoteca, no serviço de atenção básica, propicia um local de participação e interação entre as crianças, seus cuidadores e a comunidade, sendo, pois, notório seus benefícios para as crianças assistidas.