Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DE VIDA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
EDINALDO BRITO DOS SANTOS (Relator)
THAÍS FABÍOLA ALVES DE SANTANA
ANAELY FERREIRA DE LACERDA
ELIANA LESSA CORDEIRO
THAÍS DE ALMEIDA DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Monografia

Resumo
Qualidade de vida é definida pela Organização Mundial da Saúde como sendo a “percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. É um conceito dinâmico, abstrato e multidimensional, influenciado por diferentes aspectos e contextos sócio-culturais. Considerando que o acadêmico de enfermagem se encontra em uma fase da vida com possibilidades de mudanças e de novas expectativas, que pode causar profundos reflexos na sua qualidade de vida atual e futura, este estudo objetivou analisar publicações na literatura científica especializada sobre a qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de revisão integrativa, com amostra composta por 7 artigos científicos, cujos critérios de seleção foram: artigos publicados entre 2002 a 2011, língua portuguesa, disponibilizados de forma gratuita e integral, indexados no banco de dados LILACS e que contivessem os seguintes descritores: estudantes de enfermagem e qualidade de vida. A autoria dos trabalhos analisados é, em sua maioria, de enfermeiros. São pesquisas de caráter descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, sendo utilizados diferentes instrumentos de aferição de qualidade de vida validados no Brasil e passíveis de adaptação à proposta do estudo. A análise desses repertórios demonstra que a literatura é praticamente unânime em afirmar que a noção de qualidade de vida está intimamente ligada à avaliação pessoal e subjetiva que o indivíduo faz do seu significado. A maioria dos estudos avaliados parte desse princípio, considerando diferentes domínios da vida desses sujeitos. Também mostram que a necessidade de conciliação do trabalho à vida acadêmica, associada muitas vezes ao estresse, angústias quanto ao futuro profissional, má conciliação do sono, problemas financeiros e pessoais fatores que podem estar relacionados à uma má qualidade de vida. Neste sentido, estudos que abordam a qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem podem, de fato, contribuir para a consolidação de novos paradigmas de saúde e bem estar durante esta etapa da vida, numa perspectiva de saúde integral e autocuidado, constituindo um intrigante desafio tanto para profissionais quanto para gestores de educação em saúde.