Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE A FUNÇÃO DO ENFERMEIRO NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA
Autores
MARIA APARECIDA FELIPE SILVA (Relator)
ITAÉCIO FELIPE SILVA
MARCELA DA SOUZA LIMA
JOAQUIM ERNANDES ANDRADE DOS ANJOS
JOSAÍNA DIAS CHAVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
Esse estudo faz uma análise da educação em saúde desenvolvida na escola, sendo este ambiente muito importante e bastante fértil para obtenção de conhecimentos também sobre saúde. O trabalho conjunto entre saúde e educação é o carro chefe do Projeto Saúde e Prevenção na Escola que tem como meta principal mediar os riscos que cercam adolescentes no seu contexto social. A pesquisa tem por objetivo geral identificar a percepção dos docentes sobre a função do enfermeiro no desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção na Escola. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com uma abordagem qualitativa, realizado com 06 docentes das escolas estaduais da zona urbana do município de Iguatu-CE. Para a coleta de dados aplicou-se uma entrevista semi-estruturada em maio e junho de 2011 com anuência escrita dos participantes. Os dados foram categorizados, analisados e interpretados para uma melhor compreensão do leitor. Dos 06 entrevistados, obteve-se os seguintes resultados: com relação ao conhecimento do SPE, todos os docentes relataram que conhecem o projeto e que sabem a importância de sua existência na escola. Sobre as ações do SPE desenvolvidas na escola, a maioria disse que sente a necessidade da presença de um profissional da saúde para trabalhar temas específicos da saúde. E a respeito da presença de um profissional de enfermagem no desenvolvimento do SPE, os docentes, em sua totalidade, demonstraram que é de extrema importância para desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, a inserção da enfermagem na escola se faz imprescindível, tendo em vista a necessidade dos docentes e os resultados positivos com relação ao trabalho desenvolvidos com adolescentes e crianças na escola. Uma inserção de enfermagem na realidade escolar permitiria detectar uma série de fatores associados ao processo saúde-doença como um todo, prevenindo riscos e agravos a saúde.