Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DO ACOMPANHAMENTO DE USUÁRIOS CADASTRADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
SAMYA MARIA ANDRADE ALVES (Relator)
ARACELI MOREIRA DE MARTINI FONTENELE
INGRID DE CAMPOS ALBUQUERQUE
CAIUS CÉSAR ARAUJO MELO
LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde em 1985 define qualidade no atendimento de saúde como alto nível de excelência profissional, alto grau de satisfação por parte do usuário onde para o atendimento ser satisfatório tem que existir sistematização no atendimento ao usuário. O Sistema único de saúde utiliza o usuário para avaliar os serviços públicos de saúde. A satisfação do usuário é a forma mais clara de aceitação e aprovação por parte de uma população. OBJETIVO: Explanar a satisfação dos usuários cadastrados pela Unidade Saúde da Família (USF) com a qualidade do acompanhamento em saúde. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa, um recorte amostral da pesquisa de base, coleta realizada na USF Piquizeiro no município de Caxias - MA, no período de Abril-Junho/2010, foi aplicado um formulário a 200 pacientes. Aprovação do Comitê de Ética NOVAFAPI nº. 11.0.043.000-10. RESULTADOS: No estudo 84,5% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento da equipe enquanto que 15,5% não estão satisfeitos. Na USF a insatisfação se faz pela falta de medicamentos onde 74,5% não recebem a medicação prescrita pelo médico. A USF não consegui suprir o fornecimento de medicamentos pela dificuldade em atender todos os pacientes porque moradores de áreas adjacentes não cadastradas utilizam dos serviços da USF, sendo que o cálculo do número de medicamentos fornecidos é realizado com base no número de cadastrados na unidade. Do público entrevistado 45,5% elogia a forma de relacionamento agradável e acolhimento do usuário. Grande parte dos entrevistados 44,50% prefere atividades de educação em saúde a cada dois meses. A preferência do usuário é de visitas domiciliares com 86,5% de entrevistados. Os usuários relatam que a USF não é distante de sua casa, mas relatam que sabem sobre o assunto e não possuem tempo para ir a palestras e reuniões em grupo, interpretando desnecessária a participação. Foram observados 40,5% dos entrevistados demonstram satisfação com a equipe em geral considerando-a repleta de bons profissionais. CONCLUSÃO: Observou-se que a equipe de saúde necessita desenvolver estratégias factíveis à clientela cadastrada, que resgatem os indivíduos, com atividades na comunidade como Educação em saúde. Esses dados demonstram que a USF deve intensificar o trabalho de prevenção e promoção da saúde, levando em conta que os entrevistados não dedicam atenção cuidadosa a sua saúde podendo dificultar um resultado satisfatório no acompanhamento e tratamento de patologias.