Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS ANATOMIA HUMANA E SEMIOLOGIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
RAYSSA LIDIANNE SOUZA DA SILVA (Relator)
FERNANDA DE LIRA NUNES PAULINO
BRUNA RAQUEL DE FRANÇA MARINHO
RAYANNE SUÉLLY DA COSTA SILVA
ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As atividades desenvolvidas pelo enfermeiro se organizam dentro da sistematização da assistência de enfermagem, que exige, além de atualização, habilidades e experiência, o embasamento técnico-científico. O exame físico, fundamental para a prática de enfermagem, necessita do conhecimento da anatomia humana, assim como de outras disciplinas, para detecção de anormalidades anatomo-fisiológicas. Nesse contexto, destacam-se as disciplinas curriculares da graduação de Enfermagem: Anatomia humana e Semiologia e semiotécnica em enfermagem. Anatomia é a ciência que estuda, macroscopicamente, todos os sistemas, órgãos e segmentos do corpo humano. Por outro lado, a Semiologia é definida como a investigação e estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente sob o ponto de vista da enfermagem; e a Semiotécnica, ao ensino dos procedimentos técnicos realizados pelos enfermeiros. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos monitores na integração das disciplinas de anatomia e semiologia realizada no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pelos alunos monitores das referidas disciplinas, sob supervisão dos professores orientadores, durante os meses de março de 2011 até junho de 2012. Resultados e discussão: A integração dessas disciplinas acontece no primeiro semestre do curso, durante a disciplina de anatomia, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a fixação do conteúdo para os alunos de Enfermagem. Essas aulas abordaram a anatomia aplicada na prática do enfermeiro, com temas escolhidos em reunião do corpo docente e discente. Envolviam uma exposição teórica das disciplinas, com aplicação prática dos conhecimentos em uma situação hipotética, onde eram feitos questionamentos verbais acerca do exposto na aula. Conclusão: Percebeu-se que a realização desta experiência envolveu o aprendizado mútuo, tanto dos estudantes como dos monitores. Foi perceptível que essa interação trouxe o empenho no estudo da Anatomia, assim como o interesse em entender de que forma essa disciplina será importante no futuro profissional. O crescimento para os monitores é inumerável no que tange o desenvolvimento da oratória, autoconfiança e organização dos estudos e do discurso.