Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA EDUCATIVA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
CAMILLA DIAS LINHARES (Relator)
LUIS HENRIQUE CHAD PELLON
AMANDA MAURÍCIO MIRANDA DE LIMA
DAIANA MIRANDA LIMA
NATACHA RAIANE MARTINS MORAES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O presente estudo é um relato de experiência sobre o trabalho realizado em um centro municipal de saúde no município do Rio de Janeiro, focamos as vulnerabilidades encontradas em um grupo de idosos. Uma vez que o Brasil vem sofrendo um crescente envelhecimento populacional, consequente do aumento da longevidade e melhora nas condições de saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do desenvolvimento de uma prática educativa como forma de empoderamento dos sujeitos a partir da percepção de situação de vulnerabilidade. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que segundo Almeida (2007) propõe tornar visível e compartilhar com outros profissionais e estudantes uma vivência prática. Experiências da implementação de um jogo como prática educativa: Em um primeiro momento aplicamos uma dinâmica onde escolhemos dez figuras relacionadas à relacionamentos, cognição e comportamento, buscando abordar temas como estilo de vida, acesso a serviços, condições sociais e de saúde e meio ambiente. Na segunda parte, após obter os diagnósticos de vulnerabilidade e as demandas do grupo. Realizamos um jogo onde os idosos julgavam as afirmativas expostas levantando a placa verde para as afirmativas corretas e placa vermelha para afirmativas falsas. Resultados: A partir da dinâmica realizada foi possível identificar questões sobre as relações familiares e afetivas, saúde e autonomia e desvalorização social da velhice. Tornou-se evidente a necessidade de maior respeito e valorização dos idosos perante a sociedade. Com as questões apontadas pela primeira dinâmica escolhemos utilizar um jogo como prática educativa, onde esclarecemos aos idosos questões sobre: seus direitos em transportes coletivos; práticas de prevenção de quedas; comportamentos saudáveis; importância da atuação do grupo para resolução das dificuldades encontradas no dia-a-dia. Conclusão: Notamos que é fundamental para a enfermagem usar métodos e estratégias de educação em saúde, não só para diagnosticar e conhecer a população com quem se trabalha quanto para oferecer-lhes um serviço pertinente que vá de encontro as suas reais necessidades. Acreditamos também ter contribuído para um empoderamento desse grupo uma vez que elas sabem quais seus direitos, como e onde reivindicá-los e que são totalmente capazes de gerar mudanças nelas e no meio em que vivem.