Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AUDITORIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO CENTRO CIRÚRGICO
Autores
MARIA DE JESUS MONTEIRO DA SILVA (Relator)
YVANISE CLEISIANE COSTA DOS SANTOS
SAMARA LAÍS CARVALHO BEZERRA
MARIA CRISTINA DE SOUSA E SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Para garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes, nos dias atuais, grandes empresas têm-se preocupado em utilizar a auditoria, de forma contínua, visto que os clientes estão cada vez mais convictos de seus direitos. A palavra auditoria vem do latim “audire” que significa ouvir, e que toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, poderia ser considerado auditor. Acredita-se que o processo de melhoria das anotações dependa também da valorização e empenho dos profissionais em reconhecer que a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, se realizada adequadamente, pode facilitar seu trabalho. Objetivos: Avaliar a importância das anotações no prontuário durante a cirurgia; identificar a dificuldade dos auditores de concluir a auditoria com a ausência de dados indispensáveis e contribuir com a equipe de enfermagem para a melhoria da qualidade da assistência. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada em periódicos indexados e catalogados disponíveis nas bases de dados LILACS e SCIELO, no período de Fev. a Set. de 2011. O recorte temporal da busca foi de 1992 a 2011. Avaliou-se 20 artigos publicados, aplicando o critério de exclusão, foram revisados 14 artigos, que conferiam maior significado ao objetivo da pesquisa, foram excluídos 06 por estarem publicados em outra língua além do português e a não disponibilidade do texto. Resultados: Para os autores o reconhecimento da importância da assistência prestada é de competência da equipe de enfermagem, assim como, identificar problemas e necessidades básicas durante os procedimentos cirúrgicos, através de evidências. Os trabalhos nos serviços de saúde possuem seus atos fragmentados, que tendem a aumentar com as tecnologias. O trabalho direcionado para um cuidar holístico do paciente, inicialmente necessitou ser fragmentado para melhorar a organização e a produtividade do serviço. Assim, enquanto um trabalhador realiza cuidados básicos de alimentação e higiene, outro administra os medicamentos e outro faz os curativos, promovendo assistência de qualidade ao cliente. Conclusão: A auditoria é uma forma de avaliar a qualidade do serviço, bem como reduzir gastos, as experiências descritas de auditoria apresentam um bom nível para o controle da qualidade da assistência bem como conduz ações de excelência para o marketing da enfermagem.