Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INCENTIVANDO O AUTOCUIDADO DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
IRIANA LAYS LIMA SOBRAL (Relator)
ANA PAULA VIEIRA BRINGEL
SILVIA HELENA PEREIRA GOMES
VALTERLÚCIO DOS SANTOS SALES
MARINA PESSOA FARIAS RODRIGUES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Observa-se que os agravos que ocorrem durante a infância, em muitos casos, estão relacionados ao déficit no autocuidado e condições de higiene insatisfatórias, chamando nossa atenção para o desenvolvimento de atividades de educação em saúde com um grupo de crianças. Consubstancialmente, as atividades de educação em saúde são importantes ferramentas para a difusão do conhecimento, contribuindo para promoção da saúde e prevenção de doenças. O relato tem como objetivo descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) na produção de atividades educativas voltadas para um grupo de crianças sobre higiene pessoal. Entramos em contato com um grupo de crianças, com idade entre 05 e 06 anos, que estudavam em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental, situada em Crato, Ceará. As atividades foram realizadas em 02 encontros, com duração de 03 horas cada, durante o mês de agosto de 2011. Essas atividades tinham como objetivo incentivar o autocuidado referente à higiene pessoal em crianças, através do conhecimento de como cuidar da higiene pessoal, os produtos, como utilizá-los e, para alcançá-lo, foram empregado as seguintes tecnologias: roda de conversa e teatro com fantoches. Através da roda de conversa, incentivamos os participantes a falar sobre o assunto explorado e observamos que eles possuíam algum conhecimento prévio sobre higiene e hábitos corretos. Já, o teatro de fantoches intitulado “Turma da Higiene”, em que os personagens eram os produtos utilizados para realizar a higiene, como o sabonete, a escova de dente, deixaram as crianças entusiasmadas e, no decorrer da narração, elas associavam cada objeto com sua finalidade. Concluí-se, que essa experiência nos possibilitou perceber a importância da educação em saúde como parte do cuidado de enfermagem e, assim, verificamos a necessidade do incentivo dessas atividades durante a infância, propiciando conhecimento e bem estar às crianças.