Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO À CRIANÇA EM SAÚDE DA FAMÍLIA: A INFLUÊNCIA DOS SABERES E PRÁTICAS POPULARES
Autores
FABIANA NUNES SOUSA (Relator)
RAQUEL RODRIGUES DOS SANTOS
LUCIANE RESENDE DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da família
Tipo Monografia

Resumo
Apesar da predominância do modelo biomédico na assistência a saúde, os recursos populares ainda continuam sendo largamente utilizados pelas pessoas. Os saberes e as práticas populares em saúde são todos os recursos utilizados pelas famílias, pessoas leigas, terapeutas populares, onde a apreensão do saber se constrói no cotidiano e se transmite de geração a geração, e cujo fazer não está ligado a serviços formais de saúde, representando principalmente as manifestações culturais de um povo. E na Estratégia Saúde da Família, os profissionais deparam-se com inúmeras situações nas quais o conhecimento popular é utilizado, sendo as crianças as mais expostas a esses saberes e práticas, pois desde a gestação as mães são bastante influenciadas pelas avós, vizinhos e conhecidos. O objetivo deste estudo foi conhecer a influência dos saberes e práticas populares na assistência do enfermeiro à criança, segundo os enfermeiros de Saúde da Família. Para o alcance deste, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa realizada no período de agosto à setembro de 2007 no município de Caxias-MA. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista do tipo semi-estruturado, constituído de quatro questões que abordaram temas relacionados aos saberes e práticas populares, suas relações com a atividade do profissional, as mais freqüentes, e qual a conduta do profissional. A amostra ficou constituída por nove enfermeiros que atuavam em Saúde da Família no município de Caxias-MA. Os resultados foram obtidos a partir das falas dos sujeitos, agrupados de acordo com a técnica de organização dos dados em categorias e subsidiados com a literatura acerca dessa temática. Dessa forma, construíram-se quatro categorias: percepção dos enfermeiros sobre saberes e práticas populares em saúde, influência dos saberes e práticas populares na assistência do enfermeiro prestada às crianças, saberes e práticas populares mais comuns utiliza