Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PERCEPÇÃO DOS DOCENTES FIP/MOC SOBRE APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores
SIRLAINE DE PINHO (Relator)
ELAINE CRISTINA SANTOS ALVES
MARICY KARINY SOARES OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Sistematização da assistência
Tipo Pesquisa

Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um instrumento científico-metodológico que visa aprimorar a organização, os processos de trabalho do Enfermeiro na saúde pública e Hospitalar, refletindo na melhoria do serviço prestado ao cliente. Sendo assim, buscou-se, com a pesquisa, compreender a percepção dos docentes da FIP/MOC sobre a aplicabilidade da SAE durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto, o estudo desenvolveu-se sob a óptica de natureza exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa que contou com a participação de 12 docentes das FIP/MOC. A partir da análise emergiram os seguintes resultados: o enfermeiro entende que para prestar assistência ao cliente deve-se se ter o domínio de metodologia sistematizada. Parte daí a importância do seu aperfeiçoamento, sobretudo com relação à aplicabilidade da SAE. A utilização da SAE no Estágio Curricular Supervisionado é dificultada ou pouco aplicável uma vez que as instituições de saúde não possuem o processo já implementado promovendo uma dicotomia entre a teoria e a prática. Os docentes durante a sua formação acadêmica não desenvolveram de um corpo de conhecimentos que sustente o seu fazer conforme a metodologia da SAE e sugerem que seja instituída uma disciplina específica para se discutir estratégias de implantação da SAE nos serviços de saúde. Conclui-se, assim, que para uma efetiva aplicabilidade da SAE no estágio curricular supervisionado depende da adoção de um processo que trabalhe a avaliação sistemática, organizada e contínua da assistência, através de metodologia padronizada contribuindo assim para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade.