A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um instrumento científico-metodológico que visa aprimorar a organização, os processos de trabalho do Enfermeiro na saúde pública e Hospitalar, refletindo na melhoria do serviço prestado ao cliente. Sendo assim, buscou-se, com a pesquisa, compreender a percepção dos docentes da FIP/MOC sobre a aplicabilidade da SAE durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto, o estudo desenvolveu-se sob a óptica de natureza exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa que contou com a participação de 12 docentes das FIP/MOC. A partir da análise emergiram os seguintes resultados: o enfermeiro entende que para prestar assistência ao cliente deve-se se ter o domínio de metodologia sistematizada. Parte daí a importância do seu aperfeiçoamento, sobretudo com relação à aplicabilidade da SAE. A utilização da SAE no Estágio Curricular Supervisionado é dificultada ou pouco aplicável uma vez que as instituições de saúde não possuem o processo já implementado promovendo uma dicotomia entre a teoria e a prática. Os docentes durante a sua formação acadêmica não desenvolveram de um corpo de conhecimentos que sustente o seu fazer conforme a metodologia da SAE e sugerem que seja instituída uma disciplina específica para se discutir estratégias de implantação da SAE nos serviços de saúde. Conclui-se, assim, que para uma efetiva aplicabilidade da SAE no estágio curricular supervisionado depende da adoção de um processo que trabalhe a avaliação sistemática, organizada e contínua da assistência, através de metodologia padronizada contribuindo assim para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade. |