Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERIORIZAÇÃO DE PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA GERAL – UM RELATO
Autores
CRISTIANE ARAUJO NASCIMENTO (Relator)
FRANCISCA MARIA NUNES DA SILVA
VICENTINA LAURA LÔBO
Modalidade Pôster
Área Ensino de enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
Os índices de mortes precoces têm crescido a cada dia na atualidade. Estas mortes possuem como pano de fundo, uma sociedade que não protege a vida daqueles que na escala social, são os mais fracos. O trauma em nosso país é um problema de grande magnitude, pois mata mais que quaisquer outras doenças entre as primeiras quatro décadas de vida. Nos últimos anos, as mortes por causas externas ultrapassaram as provocadas por neoplasias, revelando o crescimento da violência na sociedade brasileira nas grandes metrópoles e Cidades satélites do interior. O atendimento inicial desses pacientes é crucial para impedir a morte e reduzir o número de seqüelas para o resto da vida. Sabendo-se da realidade das emergências no Estado de Alagoas e na Cidade de Arapiraca, da complexidade dos serviços de urgências e da estrutura curricular de enfermagem que pouco enfatiza as emergências, faz-se necessário otimizar esforços para formar, capacitar, aperfeiçoar e treinar seus técnicos para empreender um trabalho de excelência na assistência ao paciente em urgências. Este estudo, descritivo, de abordagem qualitativa, de observação participativa, objetiva relatar a experiência da construção de projeto político pedagógico de Programa de Residência em Enfermagem em Emergência Geral na Cidade de Arapiraca. Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, de currículo integrado, com 5.760 horas: 4.608 horas de carga horária prática e 1.152 horas de teórica, ministradas em 7 blocos temáticos subdivididos em 43 eixos temáticos, pautados na pesquisa, assistência, docência e gestão. As bases do Programa são: Tecnologia, comunicação e informação em urgência; Introdução às emergências; Fundamentos semiotécnicos e administrativos em urgências e emergências; Materiais e métodos de ensino e pesquisa em urgências e emergências e aspectos bioéticos e tanatológicos em urgências e emergências.