INTRODUÇÃO: Cuidar de clientes submetidos à hospitalização exige do profissional de enfermagem habilidades específicas e conhecimento técnico-científico especializado, especialmente quando o cuidar envolve indivíduos com doenças crônico-degenerativas. Assim, o cuidado a essa clientela tende a ser mais terapêutico quando os profissionais de saúde são submetidos a programas educativos, uma vez que a educação permanente em saúde representa estratégia fundamental para a recomposição das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social. OBJETIVO: Relatar a experiência de um programa de educação permanente para trabalhadores de enfermagem de um hospital escola de Goiânia-Goiás. METODOLOGIA: Trata-se da experiência do programa de educação permanente realizado no período de maio a novembro de 2007 com profissionais de enfermagem da Clínica Médica de um hospital escola de Goiânia-Goiás. Os encontros foram realizados semanalmente e os processos de capacitação estruturados a partir da problematização do seu processo de trabalho, objetivando a transformação das práticas profissionais e tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas, da gestão setorial, do controle social em saúde e principalmente dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). RESULTADOS: 50 pessoas participaram do programa. Observou-se uma média de 30 participantes em cada um dos 40 encontros. Destes, a metade foram estudantes do nível médio e superior que se encontravam em aulas práticas na instituição. Houve participação transdisciplinar na coordenação das palestras e as mesmas serviram de subsídio para a construção de rotinas para a clínica. Ainda, ao final, os participantes organizaram um evento científico para cerca de 300 ouvintes. CONCLUSÃO: Acreditamos que com programas de capacitação do pessoal da saúde tenhamos profissionais capazes de aprender a aprender, de trabalhar em equipe e principalmente que se articule com os princípios do SUS. BIBLI |