Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CUIDADORES DE INDIVÍDUOS ADULTOS HOSPITALIZADOS EM UM HOSPITAL ESCOLA DE GO
Autores
MARIA GRACINA MARQUES BATISTA (Relator)
LARICY RODRIGUES DE OLIVEIRA
GRAZIELLY DE FREITAS CAMPOS
CARMEM LUCI RODRIGUES LOPES
MARCOS ANDRÉ DE MATOS
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da família
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde constitui-se um importante instrumento de promoção da saúde e prevenção de agravos, uma vez que estimula as pessoas a adotarem estilos de vida saudáveis, fortalece ações comunitárias, reorientam serviços de saúde e contribui para efetivação de políticas de saúde; principalmente quando o alvo são indivíduos que se encontram em ambiente hospitalar e que funcionam como parceiros da enfermagem como os acompanhantes cuidadores. OBJETIVO: Descrever a experiência de um programa de educação em saúde no ambiente hospitalar realizado com cuidadores de indivíduos adultos hospitalizados. METODOLOGIA: Projeto de extensão com enfoque educativo, intitulado “Acompanhante: cuidando do amigo cuidador PROEC HC-31” realizado no período de janeiro de 2007 a junho de 2008 com cuidadores de indivíduos adultos hospitalizados. As reuniões foram realizadas semanalmente abordando temas referentes aos principais cuidados de enfermagem. As intervenções educativas foram fundamentadas no modelo pedagógico de educação consciente-problematizadora, sustentada pela metodologia participativa e dialogal. RESULTADOS: Verificou-se uma participação ativa dos cuidadores, sendo que os mesmos reportaram suas dificuldades em participar dos cuidados prestados bem como das experiências vivenciadas na hospitalização. Observou-se ainda que o projeto propiciou uma maior aproximação dos cuidadores com a equipe de enfermagem o que conseqüentemente influenciou positivamente na qualidade de vida dos usuários e no relacionamento interpessoal dos atores envolvidos no cuidado. CONCLUSÃO: A educação em saúde no ambiente hospitalar estimula os indivíduos à conscientização de seu papel enquanto facilitadores do cuidado e propicia a socialização do conhecimento, tanto no âmbito hospitalar, quanto fora dele. Acredita-se que faz-se necessário o incentivo em projetos educativos no âmbito hospitalar com esta clientela, uma vez que a educação para a saúde é um componente essencial do cuidado em en