A água está intimamente ligada ao desenvolvimento humano e a escassez dela é atualmente uma situação muito mais real e preocupante do que se imaginava. A tendência durante os próximos anos é surgir obrigatoriamente mais discussões sobre a conscientização da preservação da água. Os métodos de prevenções futuras se tornam eficaz, onde a Enfermagem assume um papel fundamental com o compromisso de divulgar sobre a importância da água que é fundamental para a vida. Nosso objetivo foi conhecer quais são as informações que as crianças têm sobre o meio ambiente, mais especificamente no que diz respeito à água, e, a partir deste conhecimento que possuem, investigar como raciocinam, agem e julgam a este respeito. De acordo com Bortolon (2001) as crianças aprendem na escola sobre a importância do uso correto da água, da sua preservação e sua conservação. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, considerando gêneros, momentos da infância e nível sócio-econômico diferentes. Participaram do estudo 08 crianças entrevistadas com questionário de 20 perguntas onde as respostas foram gravadas em fitas K7 e transcritas, considerando as idades, sexo e rede de ensino em que estudavam. 100% das crianças acham a água importante e o homem o principal responsável pela contaminação da mesma. 80% das crianças obtiveram conhecimentos através dos professores da escola, onde tanto da rede particular como a rede pública contribuíram para tal conhecimento. A maioria delas têm noção sobre a importância da preservação da água, com informações superficiais partindo das escolas tanto públicas quanto privadas. A idade e o sexo das crianças não interferiram no aprendizado, onde todas elas já ouviram falar a respeito do assunto. As práticas educativas devem ser generalizadas atendendo às crianças, professores e pais, para que ocorra o mais rápido possível uma mudança nos hábitos de vida da população em geral. |