Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ÁGUA: SUA IMPORTÂNCIA NA VISÃO INFANTIL QUANDO COMPARAMOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS COM ESCOLAS PRIVADAS
Autores
JANINE MOREIRA ARAUJO CUPERTINO (Relator)
CARIN QUEIROZ KLUEGER
ELIONETE STAUFFER DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Enfermagem e sociedade
Tipo Pesquisa

Resumo
A água está intimamente ligada ao desenvolvimento humano e a escassez dela é atualmente uma situação muito mais real e preocupante do que se imaginava. A tendência durante os próximos anos é surgir obrigatoriamente mais discussões sobre a conscientização da preservação da água. Os métodos de prevenções futuras se tornam eficaz, onde a Enfermagem assume um papel fundamental com o compromisso de divulgar sobre a importância da água que é fundamental para a vida. Nosso objetivo foi conhecer quais são as informações que as crianças têm sobre o meio ambiente, mais especificamente no que diz respeito à água, e, a partir deste conhecimento que possuem, investigar como raciocinam, agem e julgam a este respeito. De acordo com Bortolon (2001) as crianças aprendem na escola sobre a importância do uso correto da água, da sua preservação e sua conservação. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, considerando gêneros, momentos da infância e nível sócio-econômico diferentes. Participaram do estudo 08 crianças entrevistadas com questionário de 20 perguntas onde as respostas foram gravadas em fitas K7 e transcritas, considerando as idades, sexo e rede de ensino em que estudavam. 100% das crianças acham a água importante e o homem o principal responsável pela contaminação da mesma. 80% das crianças obtiveram conhecimentos através dos professores da escola, onde tanto da rede particular como a rede pública contribuíram para tal conhecimento. A maioria delas têm noção sobre a importância da preservação da água, com informações superficiais partindo das escolas tanto públicas quanto privadas. A idade e o sexo das crianças não interferiram no aprendizado, onde todas elas já ouviram falar a respeito do assunto. As práticas educativas devem ser generalizadas atendendo às crianças, professores e pais, para que ocorra o mais rápido possível uma mudança nos hábitos de vida da população em geral.