OBJETIVOS: Descrever a educação em saúde como uma estratégia de promoção e prevenção da saúde da família; e analisar a educação em saúde como uma estratégia de promoção e prevenção da saúde da família. REFERENCIAL TEÓRICO: Para este estudo, foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. A seleção dos periódicos se deu a partir dos seguintes descritores: prevenção de doenças, promoção da saúde e saúde da família. METODOLOGIA: Este estudo segue as regras da ABNT. A abordagem utilizada foi do tipo estudo de caso, adotando uma abordagem qualitativa. O sujeito de estudo foi uma mãe preocupada em promover saúde e prevenir doenças em sua família. Para obtenção dos dados utilizamos duas técnicas de coleta: a livre associação de palavras, a entrevista semidirigida. Para a interpretação dos dados usamos a técnica de análise temática. RESULTADOS: Quando da análise do material emergiram duas unidades temáticas: Saúde - fator de qualidade de vida na família: O cuidado foi diretamente relacionado á preocupação natural que toda mãe tem com seus filhos, tais como: o cuidado em fornecer alimento aos filhos no horário correto, e a higienização da casa. Educação: A estratégia bem sucedida da equipe de enfermagem: A cliente relatou que após as orientações de enfermagem, mudou suas práticas quanto à higiene pessoal e dos filhos, sendo relevante para o padrão de saúde satisfatória de seus filhos. O cuidado com os filhos passou a ser especial depois de ter sido educada quanto à prática de alguns cuidados como não deixá-los andar descalços, lavar a mão depois de irem ao banheiro, lavar e secar adequadamente as roupas. CONCLUSÃO: A educação em saúde como estratégia para promoção e prevenção de doenças pautadas nos conhecimentos científicos se mostrou bastante relevante de se realizar em ações de enfermagem, pois as informações obtidas nas orientações de enfermagem foram relevantes para a manutenção da saúde. |