OBJETIVO: Alertar enfermeiros sobre a importância do conhecimento do auto-exame das mamas aplicado aos usuários do Sistema Único de Saúde, especialmente em mulheres inclusas na faixa de risco, visando à educação em saúde e a prática coletiva deste cuidado. METODOLOGIA: Através de um estudo transversal realizado com 100 mulheres entrevistadas em duas Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde/Pará, verificou-se a falta de conhecimento quanto à técnica correta da realização do auto-exame das mamas, depois de constatada tal carência, será realizado um estudo bibliográfico a fim de estimular a capacitação de enfermeiros quanto ao conhecimento geral e especifico desta prática de auto-cuidado. REFERENCIAL TEÓRICO: A educação em saúde visa a elaboração de práticas educativas que possam ser empregadas por uma população. Desta forma, o enfermeiro pode atuar como um agente educador, difundindo os benefícios do auto-exame das mamas como uma medida de prevenção primária do câncer de mama. O objetivo fundamental é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas e saiba identificar quaisquer modificações que possam acontecer de um mês para o outro. Este processo educacional deve respeitar o conhecimento consensual da mulher, pois assim teremos um processo educativo eficaz e eficiente. ANÁLISE DE RESULTADOS: Através dos dados coletados, constatamos a freqüente falta de conhecimento acerca da prática do auto-exame das mamas. Das 100 mulheres entrevistadas, 42 (42%) realizam o auto-exame, destas apenas 10 (4,2%) o fazem com a técnica correta. CONCLUSÕES: Cientes da importância que o auto-exame tem para o diagnóstico precoce de possíveis patologias, benignas ou malignas, da mama consideramos relevante a importância do enfermeiro frente a tal processo educacional na atenção básica, voltado à mulheres que necessitam deste conhecimento, tornando-as portando disseminadoras desta prática tão importante à saúde feminina. |