Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título QUEDA EM IDOSOS E SEUS FATORES DE RISCO
Autores
ANA TARCIA GUIMARÃES PAIVA (Relator)
PRISCILA DE JESUS DOS SANTOS
MARIA JOSEFINA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde do idoso
Tipo Pesquisa

Resumo
As quedas constituem um importante problema de saúde pública para a população envelhecida.Objetivo: identificar na literatura científica que aborda a temática queda em pessoas idosas, a relação entre esta e demência; identificar seus fatores associados, e descrever as mudanças ocorridas na vida diária dos idosos, após a queda e sua prevenção. Metodologia: O estudo é uma revisão bibliográfica, tendo como fonte as bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, utilizando os seguintes descritores: idoso e acidente por quedas, idoso e demência, demências e quedas, idoso, demência e quedas. Foram encontrados 41 artigos e selecionados 11 para análise na íntegra, por se enquadrarem nos objetivos. Resultados: os dados encontrados nos documentos examinados mostraram que a maioria das quedas ocorreu entre idosos do sexo feminino, no próprio lar (quarto e banheiro). O horário mais freqüente é pela manhã. Demonstra estar associado ao uso de medicamentos como anti-colinérginos, anti-hipertensivos. Relaciona-se com demências, que causam instabilidade na marcha, postura e tônus muscular, como também alterações cognitivas por atrofia cerebral e outros problemas neurológicos. Além do ambiente externo, o domiciliar também traz seus riscos por aumentar as chances de acidentes. A queda teve grande impacto na vida do idoso, pois após o acidente surgiram várias doenças, dentre elas as mais freqüentes são acidente vascular cerebral, osteoporose, pneumonia e artrite, além de prejuízo nas atividades de vida diária. Conclusão: Os estudos enfocam a necessidade de medidas que reforcem as estruturas de prevenção da queda, tanto no ambiente familiar, como socialmente, diminuindo alguns fatores de risco, que podem estar associados ao comprometimento da capacidade funcional (dependência), a visão deficiente e a falta de estimulação cognitiva.