Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título CONHECIMENTO SOBRE A LEISHMANIOSE VISCERAL ELABORADOS POR RESIDENTES EM ÁREAS ENDÊMICAS: ANÁLISE PRELIMINAR
Autores
JARDENY DA SILVA SANTOS (Relator)
MARIA REGIANE ARAUJO SOARES
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Monografia

Resumo
Objetivos: Analisar o conhecimento sobre a Leishmaniose Visceral (LV) elaborado por residentes em áreas endêmicas. Referencia Teórico: Estudos conduzidos na década de 80 demonstraram modificações na epidemiologia da LV, revelando sua expansão para áreas urbanas (MS,2004). Com o intuito de explicar as variáveis associadas com este fenômeno fatores de risco têm sido investigados, embora nenhuma explicação seja conclusiva (Costa, 1990). O conhecimento sobre a epidemiologia de doenças endêmicas traz relevantes contribuições e constituem fatores importantes para o seu controle(Netto,1985). Metodologia: Investigação de caráter qualitativo, realizada nos municípios de Raposa e Santa Luzia (MA). Foram sujeitos do estudo 20 chefes de família (ou responsáveis) convidados a participar voluntariamente da pesquisa, sendo respeitado o protocolo ético. O material verbal foi obtido através de entrevista em situação individual norteada por um roteiro. Análise dos Resultados: As falas foram organizadas nas categorias a seguir: 1-Conhecimento sobre a LV e mecanismos de transmissão; 2-Principais veículos de divulgação de informações sobre a LV; 3-Ações de educação em saúde municipais e o controle das endemias. Os sujeitos revelaram conhecer alguns sintomas clínicos da LV, embora dissociados dos verdadeiros meios de infecção. Observa-se uma associação entre a doença canina e humana, onde o cão também é citado como agente etiológico. A Teoria dos Miasmas aparece em algumas falas, onde ambientes insalubres são apontados como responsáveis pela transmissão. O papel do Agente de Endemias e dos programas PSF e PACS foi referenciado na divulgação de informações e nas ações de controle. Conclusão: As falas apresentam contradições, onde observamos a efetivação das estratégias de educação em saúde municipais e a escassez de informações coerentes sobre a LV. Instruções ainda técnicas, recheadas de imperativo e palavras de jargão militar ainda fazem parte do “fazer pedagógico” em educação e saúde.