Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título VIVÊNCIA DOS PAIS DA CRIANÇA ASMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANTONIA CELYANNE FEITOSA ALENCAR CAVALCANTI (Relator)
AYSLANE PATRICIA NASCIMENTO DE MACÊDO
PAULO AYSLEN NASCIMENTO DE MACÊDO
SAMUEL DE ALMEIDA GONÇALVES LEITE
SÂNGELLA FLADYA NASCIMENTO MACÊDO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da família
Tipo Relato de experiência

Resumo
Esse trabalho corresponde a um relato de experiência realizado por acadêmicos da área da saúde acerca da vivência dos pais de uma criança asmática, com o intuito de avaliar como os pais da criança asmática lidam com a asma no que diz respeito aos fatores desencadeantes de uma crise e os cuidados necessários diante de tal patologia. A asma tem característica e uma importância bem definida no âmbito da saúde e acarreta uma transformação no regime de funcionamento pessoal da criança asmática bem como na sua dinâmica familiar (BOSI; REIS, 2000). Metodologicamente trata-se de um estudo quanti-qualitativo com abordagem descritiva, o qual foi desenvolvido no Centro de Saúde da rede básica do município de Parambu-CE, a população era composta por todos os pais que buscaram atendimento na referida unidade de saúde, entretanto a amostra constitui-se de 20 pais de crianças asmáticas de faixa etária de 5 a 12 anos de idade, os dados foram colhidos através de um questionário semi estruturado em situação individual, e posteriormente os conteúdos foram analisados mediante a comparação com literatura pertinente ao assunto abordado, onde os resultados demonstraram que 54% dos pais possuem pouca experiência em relação aos principais cuidados que devem ser fornecidos à criança asmática para se evitar uma crise e na maneira de agir diante de tal, onde observou-se que isso se deve principalmente devido a falta de esclarecimento dos pais no que se refere ao assunto exposto.Portanto através deste estudo é pertinente afirmar que o tema foi significativo, pois através dos resultados adquiridos descobriu-se caminhos que podem contribuir à compreensão e resolução da problemática demonstrada no estudo.