OBJETIVO: Refletir sobre a percepção de acadêmicos de enfermagem a respeito da consulta de enfermagem à gestante no pré-natal e sua relevância no cuidado integralizado da mesma. REFERENCIAL TEÓRICO: Foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, sendo a busca realizada a partir dos descritores: educação em enfermagem, cuidado pré-natal e gestante. Posteriormente, selecionamos 25 periódicos que serviram para fundamentar os resultados. METODOLOGIA: Esta pesquisa foi qualitativa, do tipo relato de experiência e surgiu no decorrer de nossas aulas práticas, realizadas na Atividade Curricular (AC) de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. O campo de prática foi uma Unidade Básica de Saúde do município de Belém, onde mantivemos contato com 10 gestantes realizando consultas de enfermagem durante o pré-natal. A técnica de coleta dos dados foi observação participante. ANÁLISE DE RESULTADOS: Identificamos a importância da consulta de enfermagem à gestante por meio de nossa participação nas consultas, onde observamos ser este um momento que permite a gestante uma maior abertura para expor suas dúvidas, expectativas e sentimentos. Percebemos que ao mesmo tempo em que ela é acolhida pela enfermagem recebe informações e orientações sobre todas as fases pelas quais irá passar na gestação, no parto e no puerpério. A tríade: acolhimento, informação e orientação funcionam como uma estratégia; utilizada como forma de reduzir riscos e outros eventos considerados como indesejáveis neste momento único na vida da mulher. CONCLUSÃO: A preparação holística e consciente para o parto envolve diversos aspectos, entre os quais podemos citar o físico, o mental e o emocional. Consideramos que o acolhimento e as orientações prestadas às gestantes no ato da consulta de enfermagem são fatores intrínsecos que contribuem para minimizar possíveis alterações em qualquer um dos aspectos acima referidos. |