OBJETIVOS: Identificar as necessidades de atividade e exercício na terceira idade; e analisar as implicações da atividade e exercício na terceira idade, mediante a atuação interação do profissional de educação física com as orientações de enfermagem. REFERENCIAL TEÓRICO: Para este estudo, foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA e da Biblioteca Virtual em Saúde. A seleção dos periódicos se deu a partir dos seguintes descritores: saúde do idoso, exercício físico e serviços de saúde para o idoso. METODOLOGIA: Este estudo é do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Utilizamos a técnica de observação participante durante a consulta de enfermagem a onze idosos. Já a técnica de análise foi a temático. ANÁLISE DE RESULTADOS: Emergiram três unidades temáticas: As implicações do ambiente social na atividade e exercício do idoso – o idoso tem que ser tratado como uma pessoa que almeja cuidar de si, devendo ser orientado quanto às práticas de exercícios físicos. A unidade: As orientações de enfermagem promovendo a participação do idoso em atividades recreativas – Cabe ao profissional de enfermagem identificar os riscos para se manter um estado ativo no processo de envelhecimento, intervindo a fim de regularizar as necessidades humanas básicas. Já a terceira unidade temática: A importância do profissional de educação física atuando na atividade física com idosos – O profissional de educação física deve relacionar o saber médico e o saber pedagógico não se limitando somente ao físico, mas também no intelectual. As atividades planejadas podem oferecer oportunidades para o exercício físico e para a socialização. CONCLUSÃO: Esta pesquisa contribui para a estruturação de uma assistência de enfermagem atuando juntamente com o profissional de educação física de forma qualitativa a ser prestado aos idosos, podendo servir de base para modelos assistenciais em Unidades Básicas de Saúde e PSF’s. |