Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JADNA MONY GREGÓRIO FREITAS (Relator)
ELÂINE DA COSTA SOUSA
MARGARET OLINDA DE SOUZA CARVALHO E LIRA
Modalidade Pôster
Área Ensino de enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
À atenção básica compete o desenvolvimento de atividades voltadas para a promoção à saúde, prevenção de doença e agravos, orientações nas áreas de alimentação, nutrição, materno-infantil, tratamento de agravos simples, imunizações, educação para a saúde, fornecimento de medicamentos padronizados e administração de medicamentos, vigilância epidemiológica e sanitária e ações de saneamento elementar relacionadas com a água, destino adequado dos dejetos e lixo, consulta médica eventual, dentre outras. O presente estudo pretendeu, através de um relato de experiência, descrever as atividades desenvolvidas durante a disciplina Estágio Supervisionado I por uma graduanda em enfermagem com preceptoria de uma enfermeira da unidade de saúde e sob supervisão de uma professora da Universidade. Este foi realizado entre os meses de março e junho de 2008. Teve-se como lócus um Centro de Saúde localizado na cidade de Petrolina-PE que atende às comunidades de dois bairros da cidade e é constituído por duas equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. Desenvolveu-se durante o período citado, a partir do modelo da Estratégia de Saúde da Família, prioridade nacional em atenção básica atividades como: diagnóstico situacional da unidade de saúde e da área de abrangência, gerenciamento de enfermagem, gestão e planejamento em saúde; atenção integral à saúde da mulher, assistência à criança e ao adolescente; atendimento ao cliente adulto e idoso e vigilância à saúde: endemias, doenças infecto-contagiosas, tuberculose e hanseníase, investigação epidemiológica, planejamento e realização de atividades de educação em saúde, atividades com a comunidade. A experiência relatada permitiu um canal mútuo de aprendizados, no que concerne à experiência na área de ensino por parte da preceptora voluntária, bem como à extensão da graduanda na comunidade, espaço rico de saberes populares que devem complementar o saber científico, visto que as universidades não são detentoras do saber.