Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A REPRESENTAÇÃO DE UM JOVEM SOBRE A DST E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA ODEISE PAIXÃO MONTEIRO (Relator)
LUCIALBA MARIA SILVA DOS SANTOS
VANDER MONTEIRO DA CONCEIÇÃO
RALRIZÔNIA FERNANDES SOUSA
SILVIO ÉDER DIAS DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
OBJETIVO: Caracterizar a representação de uma jovem sobre a DST, e Analisar as implicações dessa representação para as orientações de enfermagem. REFERENCIAL TEÓRICO: Para o estudo, foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde que abordassem a temática de DST na adolescência. METODOLOGIA: Este estudo é exploratório-descritivo, do tipo estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. ANÁLISE DE RESULTADOS: Emergiram duas unidades temáticas: Conhecendo mitos de um jovem sobre a relação sexual e a DST – mesmo conhecendo todos os riscos da relação sexual associada à variabilidade de parceiros, o momento inusitado do ato sexual supera as dúvidas, acreditando este ser invulnerável, se expondo a riscos sem prever suas conseqüências, e ao adquirir uma DST, surge uma esfera de culpa e angustia em saber se o que adquiriu tem cura, e o incita a uma análise tardia dos fatos que poderiam ter sido evitados. A segunda unidade: O enfermeiro e a educação em saúde esclarecendo mitos – os jovens têm um conceito de AIDS relativo, embora informações, mesmo elementares, sobre sexualidade, eles carecem de uma educação mais efetiva neste sentido, tendo em vista a necessidade da aquisição destes conhecimentos e habilidades, para a garantia da mudança de comportamento, cabendo então o enfermeiro trabalhar a educação em saúde como uma estratégia de promoção a saúde. CONCLUSÃO: A educação é uma função inerente aos profissionais de saúde, sobretudo do enfermeiro, e embora aparentemente simples e fácil, é um processo complexo que envolve numerosos aspectos inerentes ao comunicador, à comunicação e a audiência para que as metas se tornem factíveis e atinjam os objetivos esperados, sendo necessário desenvolver o senso de responsabilidade individual e grupal, só esse compromisso pode promover mudanças de comportamento, uma vez que se baseia em aceitação e não em obrigação.