OBJETIVO: Refletir sobre a visão de acadêmicas de enfermagem a propósito do processo de enfermagem aplicado durante as aulas práticas da atividade curricular de Introdução à Enfermagem. REFERENCIAL TEÓRICO: Foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. A busca foi realizada a partir dos seguintes descritores: enfermagem, graduação em enfermagem, educação em enfermagem e estudantes de enfermagem. Posteriormente, selecionamos 55 periódicos que consolidaram no embasamento teórico do estudo. METODOLOGIA: Este estudo foi descritivo-exploratório, com uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. A técnica de coleta foi à observação participante realizada durante nossas aulas práticas na atividade curricular de Introdução de Enfermagem. Para proceder a analise optamos pela análise temática. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Emergiram duas unidades de contexto: o processo de enfermagem: os prós e os contras da sistematização – Apreendemos que o processo de enfermagem possui pontos positivos e negativos conforme evidenciamos nos campos de prática. Alguns pontos positivos são a praticidade do processo e a facilidade de comunicação entre a equipe de enfermagem, e outros profissionais de saúde, devido à padronização das informações. Já os pontos negativos são a falta de liberdade do profissional enfermeiro em guiar as etapas do seu processo e poder ser mais detalhado em suas evoluções. Na unidade o processo de cuidar em enfermagem - Percebemos a realização das etapas do processo de enfermagem, como uma metodologia de assistência que envolve uma abordagem para o cuidado, e que foi implementada como forma de beneficiar o trabalho da enfermagem, e sua maior meta, o cuidado à pessoa. CONCLUSÃO: O processo de enfermagem favorece o cuidado e organiza as condições necessárias para a sua ocorrência. Porém, não acontecendo de forma competente implica na interferência do cuidado do paciente, pois o cuidar depende de um processo de enfermagem integral. |