Hotelaria é a arte de oferecer serviços repletos de presteza, alegria, dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e, principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar. O surgimento da hotelaria hospitalar veio com o intuito de mudar a cara do hospital, transformando ambientes, processos operacionais e condutas. O serviço de hotelaria hospitalar tem como essência emplacar a humanização, quanto à melhoria da qualidade dos serviços médico-hospitalares e a conscientização de gestores, médicos, enfermeiros e todos os envolvidos no atendimento do cliente de saúde, quanto à importância da sua missão. Assim, objetivamos destacar a importância do serviço de hotelaria dentro de uma instituição hospitalar, com o intuito de proporcionar uma abordagem em saúde humanizada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde os conhecimentos adquiridos foram pesquisados em livros e artigos, no período de setembro a novembro de 2007. Os resultados mostraram que, a hotelaria hospitalar não fazia parte do contexto do hospital brasileiro, desde que o médico fosse competente e o hospital aparentemente limpo, nada mais importava para o paciente. Esse tempo passou. O hospital começa a perceber que precisa corresponder não só às necessidades do cliente, mas também às suas expectativas, pois o cliente agora, vai comprar um produto, que é o tratamento e a assistência que o hospital oferece. Nesse momento, o hospital reconhece que precisa mudar o seu conceito de hospedagem para proporcionar ao cliente em vez de um ambiente frio e impessoal, um ambiente agradável e humanizado, ainda que muito complexo. |