INTRODUÇÃO: A asma é uma das doenças crônicas mais comuns em todos os países e sua prevalência tem aumentado nos últimos anos, principalmente em crianças e adolescentes. Considerando a importância do enfermeiro neste contexto, surgiu o interesse em desenvolver um projeto de extensão no ambulatório de Pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, com o propósito de realizar atividades de educação e acompanhamento do estado de saúde de crianças e adolescentes asmáticos. OBJETIVO: Descrever a experiência de um projeto de extensão universitária, denominado “Aprendendo a conviver com a asma”, desenvolvido por acadêmicas e docentes da Faculdade de Enfermagem da UFG. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do projeto “Aprendendo a conviver com a asma”, o qual tem sido desenvolvido no ambulatório de Pediatria do HC/UFG desde março de 2008, junto a crianças e adolescentes asmáticos e seus familiares. RESULTADOS: As acadêmicas de Enfermagem desenvolvem, sob supervisão de seus professores, atividades de acompanhamento e educação em saúde. Durante as consultas de enfermagem, mensura-se o pico de fluxo expiratório pulmonar em repouso, antes e após o uso de broncodilatador pelos clientes. Além disso, realiza-se avaliação do conhecimento e orientações das crianças e adolescentes asmáticos e seus familiares, quanto às medidas preventivas de controle ambiental da asma, fatores desencadeantes de crises, uso correto das medicações e condutas diante das crises agudas. São promovidas oficinas de capacitação dos familiares para a confecção, higienização e armazenamento de espaçadores com garrafas pet, utilizados na administração de medicações específicas. CONSIDERAÇÕES: Esse projeto de extensão tem proporcionado a capacitação das acadêmicas de Enfermagem quanto ao desenvolvimento de habilidades que envolvem a assistência a crianças e adolescentes asmáticos e, além disso, tem colaborado na prevenção de agravos e melhor qualidade de vida dessa clientela. |